Turismo: ciclismo e gastronomia para quem ama a Itália
Um passeio de bike com pausas para saborear pastas, cappuccinos e vinhos italianos
Teresa Garcia
Se você é um entusiasta do ciclismo e um amante da culinária italiana, prepare-se para uma experiência única que combina aventura sobre duas rodas e prazeres gastronômicos na Itália. O programa De Malas Prontas tem o prazer de levar você em uma viagem incrível, explorando as paisagens pitorescas da Itália enquanto desfruta de sua renomada culinária.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
O turismo na Itália tem múltiplos apelos, o país atrai visitantes do mundo inteiro pela beleza arquitetônica, pela alta costura, pelos castelos medievais e pela gastronomia. Comer bem na Itália é uma redundância e o prazer que a culinária italiana desperta é uma unanimidade.
Nessa reportagem vamos mostrar uma combinação perfeita: esforço físico e gratificação gastronômica. Vamos pedalar na Itália e experimentar a variedade de pastas, os sofisticados cappuccinos e experimentar vinhos regionais.
Passatelli e cappuccino
Começamos experimentando a passatelli, uma massa feita com farinha de pão, ovos e queijo. Tem sabor e aparência de uma pasta tradicional, mas é o farelo de pão que dá a consistência ao prato típico da região da Emilia Romagna e de Marche. O dono do restaurante nos serviu uma passatelli temperada com frutos-do-mar.
Na pequena cidade litorânea de Pesaro visitamos um dos cafés mais antigos da Itália. A Pasticceria Alberini foi fundada em 1920 e a 103 anos abastece moradores e turistas com uma infinidade de guloseimas e com sofisticados cafés e cappuccinos.
O cappuccino que pedimos parecia uma obra de arte. Veio decorado, com a espuma do leite desenhando um pássaro na xícara.
Pastas e vinhos
Percorremos a região da Gola del Furlo, um imenso desfiladeiro na região central da Itália, local com muitas montanhas cobertas de vegetação. Ali perto, na cidade de Acqualagna, experimentamos duas pastas: uma recheada com ragu e outra com tartufo, ingrediente muito utilizado na culinária italiana. As massas foram preparadas num pequeno e aconchegante restaurante local.
Nosso passeio de ciclismo, reunindo dez brasileiros, era sempre intercalado por pausas para descansar e fazer degustações. Uma delas foi de vinho na região próxima à Rimini. Visitamos uma vinícola que produz um tipo de uva que só se desenvolve no solo cultivado na Emília Romagna. Ciclista não pode abusar da bebida, ficamos restritos a uma taça de vinho tinto, mas nos fartamos com as massas e frios que foram servidos durante a degustação.
Pôr do Sol italiano
Como se a gastronomia não bastasse, ainda tivemos a sorte de pedalar durante uma semana ensolarada. Todo entardecer era um espetáculo. Nossa reportagem revelará para você também uma das cenas mais bonitas do crepúsculo europeu. Em Gabicce Mare, na região de Marche, o sol se estende numa longa passarela sobre o mar Adriático. É um espetáculo que dura várias horas e no verão europeu, a noite demora a tirar as cores do céu.
Assista ao programa De Malas Prontas e anote as dicas para quando for à Itália.