Publicidade
Turismo

Saiba como se preparar para pedalar na Itália

Informação e exercício físico são fundamentais para o cicloturismo no país europeu

Imagem da noticia Saiba como se preparar para pedalar na Itália
Com informação e com bons treinos você estará pronto para uma das experiências mais incríveis
• Atualizado em
Publicidade

Imagine conhecer a Itália pedalando por estradinhas que desvendam castelos, vinícolas e paisagens rurais. O turismo no pedal ganha adeptos e pode ser praticado por qualquer pessoa, basta gostar de pedalar. No programa De Malas Prontas desta semana, você terá as dicas para aproveitar ao máximo esse passeio imperdível.

Preparativos para pedalar na Itália

O Instituto Italiano de Cultura fornece informações sobre todas as regiões da Itália, auxiliando no planejamento da sua viagem. Fomos até lá nos informar sobre as regiões da Emilia Romagna, de Le Marque e sobre o pequeno país de San Marino, onde vamos pedalar. Nessa reportagem você vai saber como funciona o Instituto e que facilidades ele oferece ao turista.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

O Instituto Italiano de Cultura ocupa um andar inteiro num imponente edifício da Avenida Antônio Carlos, no centro do Rio de Janeiro. Fica ao lado do consulado e aproxima os brasileiros dos italianos oferecendo cursos intensivos, aulas de gastronomia e de vinhos, palestras, leitura em grupo e promovendo eventos culturais.

Do terraço do Instituto é possível observar uma vista deslumbrante do centro da cidade. Para chegar lá passamos pelo Aterro do Flamengo e registramos imagens lindas de um dos principais cartões postais do Rio de Janeiro.

A pedalada pelo Aterro até o centro da cidade aproxima o ciclista da Baía de Guanabara e é uma experiência quase obrigatória para quem visita o Rio de Janeiro. Ali é comum observar cariocas fazendo piquenique, praticando esporte ou tomando água de cocô enquanto observam o mar ou apreciando o Pão de Açúcar que ali no Aterro se exibe de uma forma espetacular.

Com que roupa pedalar na Itália?

Você não precisa levar bicicleta nem capacete. Os equipamentos são cedidos a todos os participantes. Na sua mala é importante levar blusas de manga curta e comprida (mesmo no verão europeu há dias frios), bermudas ou calças de ciclismo, luvas para suavizar o atrito das mãos no guidom e um confortável par de tênis.  Quem é profissional pedala com sapatilhas, mas a maioria dos turistas é ciclista amador e utiliza tênis.

Preparo físico para pedaladas longas

A cada dia são percorridos, em média, 60 km. Parece muito, mas é tranquilo porque há pausas para refeições e para a fotografia. Não é preciso ser um atleta, mas é bom preparar a musculatura. Um profissional de educação física pode indicar os exercícios que devem ser feitos.

Eu, por exemplo, malho bastante as pernas e braços. Faço exercícios para fortalecer a região abdominal e treino o equilíbrio, fundamental para qualquer esporte, principalmente parado ciclismo.

Com informação e com bons treinos você estará pronto para uma das experiências mais incríveis: explorar a Itália de bicicleta.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade