Conheça Málaga e aproveite o evento "Picasso Celebration 1973-2023"
Cidade natal do artista, no sul da Espanha, homenageia o pintor nos 50 anos de sua morte
Adriana Levis
Se este ano você planeja uma viagem à Espanha, aproveite ao máximo a chance de uma experiência única com muita arte e cultura. É que Pablo Picasso, um dos maiores e mais influentes artistas do século XX, receberá uma série de homenagens em 2023.
Natural de Málaga, na Andaluzia, sul da Espanha, ele morreu no dia 8 de abril de 1973, aos 91 anos. A cidade que viu nascer este artista revolucionário preparou exposições e atividades para que você possa se sentir mais próximo da figura do pintor no 50º aniversário da sua morte.
Sob o título "Picasso Celebration 1973-2023", eventos na Espanha, na França, onde ele viveu a maior parte de sua vida, e ao redor do mundo lembrarão a data.
Málaga além de Picasso
Málaga, às margens do Mediterrâneo, é mais conhecida como o lugar onde nasceu Pablo Picasso, mas ao longo da história foi o lar de povos como os fenícios, romanos e mouros que dominaram o sul da Espanha durante cerca de oito séculos. Para a sorte dos turistas, a cidade conserva construções preciosas desses e de outros períodos, que engrossam o patrimônio histórico.
Entre os lugares que merecem uma visita estão a Alcazaba, uma das maiores fortalezas árabes da Andaluzia, o Castelo de Gibralfaro, que oferece provavelmente a vista mais bonita de toda a cidade, além do bem conservado teatro romano, construído no século I d.C., e a Catedral ainda inacabada.
A revitalização da cidade
Novos museus e galerias surgiram nas últimas décadas aumentando substancialmente a oferta cultural, além disso, a transformação do porto de Málaga foi suficiente para colocá-la de vez no circuito turístico das grandes cidades da Espanha. A brisa mediterrânea e a excelente culinária se encarregam do resto.