Publicidade
Turismo

8 séculos de história: Conheça a Catedral de St. Paul em Londres

A basílica anglicana foi o local do casamento do príncipe Charles e Lady Diana e do jubileu da rainha

Imagem da noticia 8 séculos de história: Conheça a Catedral de St. Paul em Londres
Catedral de St. Paul
• Atualizado em
Publicidade

Apesar de ser uma igreja anglicana, a Catedral de St. Paul se parece muito com uma igreja católica. Do lado de fora, o teto alto e suntuoso chama a atenção de quem visita a capital da Inglaterra. Dentro da basílica, a decoração rebuscada encanta os visitantes que tem a oportunidade de conhecer a segunda maior cúpula do mundo, ficando atrás apenas da basílica de São Pedro, no Vaticano. 

Construção da Igreja

A primeira construção data do século XVIII D.C., entre incêndios e a degradação do tempo passou por várias restaurações até chegar aos dias de hoje. A atual Catedral de St.Paul terminou de ser erguida em 1710, para se tornar a Sede do Bispo de Londres. Localizada no ponto mais alto da chamada City of London, na colina Ludgate Hill, ela domina a paisagem da cidade com sua cúpula majestosa. 

Muitas esculturas, pinturas e mosaicos dos mais renomados artistas podem ser vistas na visita à igreja, que conta com um áudio guia gratuito e até um guia voluntário se o visitante souber falar inglês fluentemente. E o ingresso mais caro custa 21 euros.

Na Catedral se casaram o Príncipe Charles e a Princesa Diana e foi comemorada a Missa de Ação de Graça pelo jubileu de platina da Rainha Elizabeth II, com direito à presença de toda a família Real, menos da própria homenageada que no dia da missa estava indisposta.

Um monumento que resistiu aos bombardeios

Os grandes bombardeios dos nazistas na Segunda Guerra Mundial destruíram quase todas as edificações de Londres, mas a Catedral de St. Paul saiu quase ilesa, com poucos danos em sua estrutura. E até uma bomba que caiu na igreja não explodiu e foi desativada pelo exército inglês.

A fama que veio pelas telas do cinema

Cenário de vários filmes de sucesso, a Catedral de St. Paul aparece com destaque em Sherlock Holmes de 2009, em Missão Impossível: Efeito Fallout e Paddington 2. No caminho para a Aula de Adivinhação o visitante pode ver a escadaria geométrica de uma das torres da Catedral que apareceu em Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban. 

Londres vista de cima

As escadarias de St. Paul levam ao mirante, no alto da Catedral. São 85 metros de altura de onde se tem uma vista de 360 graus de Londres e alguns dos seus pontos turísticos mais famosos, como o Rio Tâmisa e a London Bridge.

Por tudo isso St. Paul é um dos destaques do roteiro turístico da cidade e visita obrigatória para as milhares de pessoas que viajam para Londres todos os anos. Embarque nessa viagem você também!

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade
Publicidade