Sevilha: uma cidade cheia de histórias e surpresas no sul da Espanha
Com sua mistura de heranças islâmica, judaica e cristã, capital andaluz é um excelente destino para as férias
Adriana Levis
Segundo país que mais recebe turistas no mundo, atrás apenas da França, a Espanha é destino certo para quem gosta de lugares com arte, história, diversão e muita cultura. Uma das regiões que os visitantes não podem deixar de incluir no roteiro de viagem é Andaluzia. Sevilha, capital da Comunidade Autônoma, é marcada pela influência de diferentes povos -- mouros, judeus e católicos.
Torre del Oro
A Torre del Oro é, sem dúvida, o monumento mais emblemático erguido junto ao rio Guadalquivir, de onde partiram grandes navegadores, como Fernão de Magalhães, que completou a primeira volta ao mundo. A torre, do século XIII, construída pelos mouros para vigiar a cidade, hoje abriga o Museu Naval, com maquetes, cartas de navegação, bússolas e documentação antiga. É um bom programa para ver Sevilha do alto e conhecer o seu passado.
Palácio real mais antigo em uso na Europa
Outra herança dos mouros é o complexo de palácios e jardins, conhecido como Real Alcázar, rodeado por uma muralha do século XII. Ele é considerado um dos mais belos monumentos da Europa. Lá estão as marcas dos quase oito séculos de domínio dos muçulmanos.
Convém agendar a ida ao Real Alcázar. Uma dica é comprar ingressos para segunda-feira, a partir das 18:30h, quando a entrada custa apenas 1 euro e as chances de você ficar praticamente sozinho em um dos salões é bem grande! É indicado contratar um guia, já que o lugar é gigantesco, os cômodos não têm móveis e fica difícil entender a função de cada um sem ajuda.
Essas e outras dicas estão no primeiro vídeo sobre Sevilha, produzido pela Adriana Levis que estreia neste sábado (9.jul) às 20h30: