Inverno na serra no Brasil ou verão na Europa?
De Malas Prontas dá dicas de passeio para curtir as férias de julho
De Malas Prontas
O programa De Malas Prontas mostra o movimento em Campos do Jordão em plena temporada de inverno. No litoral paulista, a temporada é das baleias e descubra o que fazer para ver de perto espécies que chegam do polo sul em busca de águas mais quentes e acolhedoras. Na Europa vamos mostrar as atrações do verão que os meteorologistas preveem que será um dos mais quentes dos últimos anos. Na França, o destaque é para as praias de águas calmas e areia fina como àquelas do nordeste brasileiro. Na Espanha, visitamos a capital do arquipélago das baleares e na Itália vamos mostrar a cidade mais badalada da Toscana.
Inverno em Campos do Jordão
O principal destino turístico do sudeste nessa época do ano está pronto para receber os turistas. A temporada de inverno em Campos do Jordão inclui uma programação variada de shows, concertos e atrações para oferecer ao visitante uma estadia inesquecível. A cidade mais alta do Brasil costuma registrar temperaturas perto de zero, as casas inspiradas nos chalés suíços e a gastronomia, que tem no fondue um dos pratos principais, reforçam o jeito europeu que tanto encanta os turistas.
O Norton Reveno foi a Campos de Jordão e mostra que a cidade já está com os seus principais pontos turísticos lotados. Ele dá algumas dicas de passeio para você fazer perto do centro e os lugares que são obrigatórios conhecer durante a visita.
No litoral com as baleias
Quem quer fugir da badalação de Campos de Jordão vai encontrar refúgio no litoral paulista. Sem a agitação da temporada de verão, o turismo de contemplação prevalece. Com as praias vazias, o turista consegue observar melhor a natureza e manter um contato relaxante com o mar. E o observador mais atento pode acompanhar baleias e golfinhos que costumam chegar do polo sul para o período de reprodução em águas mais quentes.
A Mirella Bergamo mostra como ver de perto as baleias e golfinhos que costumam nadar pelo canal que separa Ilhabela de São Sebastião. Esse mês foi montado até uma exposição que ajuda o turista a identificar as espécies e os locais onde elas podem ser avistadas. Uma rede de comunicação foi montada para emitir alertas sobre o surgimento das baleias.
Os encantos do verão no sul da França
No verão, os termômetros em Paris costumam atingir temperaturas tropicais e provoca uma fuga dos parisienses em busca de lugares mais frescos e acolhedores. Occitane, no sul da França, é um desses paraísos. A região é banhada por rios com várias cachoeiras e lagos que recebem milhares de pessoas nessa temporada.
A Ana Paula Cardoso mostra curiosidades como um aqueduto construído pelos romanos que lembra os arcos da Lapa, no Rio. Tem ainda um parque para tomar banho em praias de rio e praticar esportes náuticos. Um lago rosa, berçário de flamingos, ave típica da região e uma praia mediterrânea de águas calmas, transparentes e com areia branca, como das praias do nordeste brasileiro.
Um passeio por Palma de Mallorca
A capital do arquipélago das baleares costuma triplicar a sua população nessa época do ano. Mallorca se orgulha do seu filho mais ilustre, o tenista Rafael Nadal. Referências ao atleta estão em vários pontos da cidade que tem várias opções para o turista que busca tranquilidade à beira-mar.
O Marcelo Fonseca caminhou por um longo passeio público, que é ponto de encontro de moradores e turistas, e mostra as principais atrações para se divertir, fazer compras ou simplesmente relaxar ao ar livre.
Florença: a terra da arte e da cultura renascentista
Andar pela cidade mais famosa da Toscana é como passear por um livro de história. A começar pelo seu principal ponto turístico, a ponte Del Vechio, com suas lojinhas de joias é uma referência em toda a Europa há mais de 3 séculos. Mas é na arquitetura e, principalmente, nas obras de arte que se espalham nas ruas e nos museus que o turista vai entender a importância dessa cidade.
A Renata Cordeiro visitou alguns dos principais museus de Florença e mostra obras famosas de grandes gênios renascentistas com o Michelângelo e a sua obra mais expressiva, a escultura Davi que tem uma réplica na rua e obra original abrigada em lugar de destaque no museu. Afrescos e pinturas revelam os traços marcantes de uma época em que a Europa abandonava o período das sombras para renascer e se abrir para o mundo, iniciando uma nova era na história da humanidade.
O De Malas Prontas estreia nesta 6ª (1º.jul) feira às 10h: