Outono ou primavera? Descubra qual roteiro escolher nessas estações do ano
No Brasil, mesmo no outono os caminhos levam para o mar; na Europa, a primavera explode em cores
De Malas Prontas
Há quem diga que a temporada de verão no Brasil termina no feriadão da Semana Santa. Mas esse ano o calor persistiu no começo de maio, já na metade do outono, e as viagens para a praia ainda estão entre as preferidas dos brasileiros. A estação que por aqui insiste em não terminar também já começa a dar as caras do outro lado do mundo. Passado o inverno, as temperaturas estão mais amenas em boa parte do Hemisfério Norte. Há a possibilidade de ver a natureza desabrochando em cidades como Paris, que atrai a massa de turistas nessa época do ano. O De Malas Prontas dessa semana traz as imagens desses dois cenários para você escolher aquele que mais combina com você nesse momento.
As flores nos trilhos de Paris
Na primavera de Paris as flores desabrocham e as áreas verdes se destacam na paisagem. Até trilhos abandonados de antigas ferrovias que cortam a cidade e os arredores se transformam em jardins que atraem milhares de visitantes. O nome destes espaços urbanos, feitos sob medida para quem vai apreciar a primavera em Paris, é "petite ceinture". A expressão em francês faz alusão ao "cinturão ferroviário", que contornava a cidade. Estes locais cheios de verde, ainda muito pouco explorados por brasileiros de passagem por Paris na primavera, são revelados em detalhes nesta edição do programa De Malas Prontas. Flores, sol, verde e parisienses mais simpáticos dão o tom da Paris na primavera.
Enoturismo na primavera catalã
A primavera na Catalunha tem sabor de vinho. Vamos conhecer uma das vinícolas mais importantes da Espanha onde os cuidados com o meio ambiente são fundamentais para a produção da safra que abastece mais de 150 países, inclusive o Brasil. A Adriana Levis faz uma visita a Bodegas Torres, que tem como filosofia a produção sustentável. A vinícola está localizada na região de Penedès, na Catalunha e o enoturismo garante uma experiência completa aos visitantes: há museu e trem que conduz ao vinhedo.
Desde 2008, a empresa está na vanguarda de um movimento para conscientizar o setor e diminuir as emissões de CO2 na atmosfera já teve queda 30% e a meta é chegar em 55%, em 2030. Nas vinhas, a maneira de cuidar das terras por meio da agricultura regenerativa ajuda a captar o carbono e colocá-lo novamente no solo. Animais, como as ovelhas, comem as ervas e produzem adubo natural. Não por acaso, em 2021, a Bodegas Torres ganhou o título de marca de vinho mais admirada do mundo.
Conheça praias do lado sul de Ilhabela para visitar no Outono
No Brasil dá praia em qualquer época do ano. Na semana passada, a Mirella Bergamo visitou 4 praias no lado sul de Ilhabela. Uma das curiosidades foi a Praia da Feiticeira, conhecida como terra das bruxas. Nessa edição ela visita outras praias de Ilhabela. A praia do Julião onde até hoje vive a família do patriarca que deu nome à praia. E, principalmente, uma das praias mais sofisticadas e caras do litoral paulista. Na praia do Curral tem hotel com diária a 2 mil reais e as barracas de praia com lustres de cristal.
A mãe de todas as mães para os cristãos
Na semana das mães o De Malas Prontas faz uma homenagem especial a todas as mães e dá uma dica de passeio para fazer com os filhos nessa data especial. Em Tiradentes, Minas Gerais, está localizado o Museu de Sant'Ana, com o maior acervo do mundo sobre a mãe de Maria, avó de Jesus. É uma viagem fantástica, carregada de fé e muita emoção que agrada não só as mães como toda a família.
Assista o De Malas Prontas nesta sexta (6.mai) a partir das 10h: