Praias curiosas: Engenho d'água em Ilhabela tem um museu a céu aberto
Conheça a praia que tem uma exposição sobre a Paixão de Cristo
Mirella Bergamo
Se você quer saber o que fazer em Ilhabela, não deixe de conhecer a Praia do Engenho d'água, que fica no centro da cidade, a 5 quilômetros da balsa. Assim que chegar já vai se surpreender. Nesta praia fica um enorme casarão do século XVIII, com gramado e jardins, além dos galpões usados para a produção de açúcar e cachaça.
Tombada desde 1945, a Fazenda pertenceu a muitas famílias até ser comprada pela Prefeitura que transformou a área em parque municipal em 2021. Com mais de 40 mil metros quadrados, o parque foi aberto ao público e o casarão transformado em museu.
A Fazenda fica aberta entre terça e domingo, das 10h às 17h com entrada gratuita. Há guias para contar a história da Fazenda e mostrar os objetos e móveis que estão no local.
Exposição da Paixão de Cristo em Ilhabela
Outra surpresa dessa praia são as 20 estátuas com mais de 3 metros de altura, do artista plástico Gilmar Pinna. As obras em aço inox mostram a trajetória de Cristo até o Calvário durante a passagem conhecida como Paixão de Cristo. O curioso na obra de Pinna é que ele lança um olhar peculiar sobre a data religiosa e, por todo o caminho, Cristo é amparado por outros ícones religiosos como Buda, Ganesha, Tupã, Iemanjá, Amon Rá, Allan Kardec, entre outros.
Praia do Engenho d'água
Em frente ao Parque do Engenho, a orla também é um espetáculo aos olhos. Com mar calmo e amplos gramados, é uma das praias mais tranquilas da área central da Ilha. É ideal para a prática de alguns esportes como remo, vela e stand-up, tanto que é o local escolhido para uma das escolas de vela da cidade.