Conheça a Paris da feminista Simone de Beauvoir
Café onde ela filosofava com amigos e cemitério onde foi enterrada estão no roteiro

Ana Paula Cardoso
Paris tem história. E grande parte dela ligada e protagonizada por mulheres. No mês de março o mundo celebra o dia internacional pelos femininos e o Crônicas de Paris celebra a data de 8 de março durante todo o mês. Em mais um episódio sobre a Paris das Mulheres, o passeio pelos lugares frequentados por Simone de Beauvoir: escritora, filósofa e conhecida como a precursora do pensamento feminista na França e que acabou por influenciar mulheres no mundo todo.
O que o feminismo conquistou com Simone de Beauvoir está em diversos livros e estudos. Não é segredo que sua frase "ninguém nasce mulher, se torna mulher" virou uma das citações mais populares para explicar sua teoria de que as diferenças de papéis femininos e masculinos na sociedade é muito mais uma questão de norma. Para Simone, as diferenças biológicas entre os gêneros têm menos peso que as culturais.
E como viajar também é adquirir cultura, a gente conta um pouco da história desta grande mulher, mas de uma forma bem prazerosa! Neste vídeo você vai conhecer, por exemplo, os cafés por onde a filósofa e seu parceiro amoroso Jean-Paul Sartre, pai da filosofia existencialista, tomavam café e trocavam ideias com os colegas pensadores da época. Os restaurantes funcionam até hoje e tem dicas do que comer e beber por lá.
Você vai saber ainda onde Simone nasceu e cresceu na Paris do século XX. Sem contar as curiosidades sobre o cemitério onde Simone está enterrada e saber por que vale a pena dar uma passadinha neste lugar que não tem nada de mórbido. Ao contrário: é cheio de vida, de saudade e de história.
Quer embarcar nesta história sobre esta mulher importante para tudo o que o feminismo conquistou? Aperte o play!