Forte São Mateus: como chegar ao principal monumento da Região dos Lagos
Construção erguida no século XVII resistiu ao tempo e virou atração turística

SBT News
O Forte São Mateus foi construído sobre em uma ilhota rochosa, no canto esquerdo da Praia do Forte, em Cabo Frio, no Rio de Janeiro. O objetivo era proteger esse trecho da Costa brasileira dos ataques de corsários franceses e holandeses, muito comuns naquela época.
Ao longo dos séculos, a fortaleza passou por várias transformações até chegar ao que é hoje, um patrimônio histórico, preservado pelo IPHAN - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.
As restaurações conseguiram manter a construção original feita por escravos, com pedra e óleo de baleia.
Os canhões que ajudaram a evitar a aproximação de embarcações inimigas ainda se destacam na paisagem e a guarita, inaugurada por Dom Pedro II, quase não sofreu alterações.
Atualmente o Forte chega a receber 3 mil visitantes por semana. A viagem de duas horas do Rio até a Região dos Lagos compensa pela beleza do lugar e pela importância histórica do Forte. O acesso até o monumento é por meio de uma trilha, de leve a moderada, sobre o rochedo. A recompensa vem no fim do caminho. Além da importância histórica, lá de cima do forte São Mateus o turista tem uma das visões mais lindas do mar de Cabo Frio e da Ilha do Japonês. Todos os dias a fortificação está aberta para visitação e a entrada é gratuita.
Para quem gosta de aliar história e natureza, não pode deixar de incluir a visita ao Forte São Mateus no roteiro de viagem. Um passeio barato e perto de você, que a Cláudia Almeida mostra no De Malas Prontas, o programa de turismo do SBT News. Acesse o vídeo e confira!