Dicas de passeios com a família no fim de semana
O De Malas Prontas mostra opções de lazer perto de você e conta como tornar a sua viagem mais barata
SBT News
Você é de São Paulo, quer ir àquela praia que se programou a semana inteira, e logo na sexta-feira o tempo fecha. O que você faz? Fica na capital ou prossegue com os planos, entra no carro e desce a serra com a família rumo ao litoral? Se o seu destino for Ilhabela, fique tranquilo. A ilha tem tantos atrativos que a diversão estará garantida mesmo com chuva. É o que mostra a Mirella Bérgamo. Ela foi até a ilha e não botou o pé na areia.
O que fazer em Ilhabela com chuva?
Ilhabela tem uma variedade de atrações tão grande que não dá pra ficar sem fazer nada, mesmo com a chuva insistente que não dá trégua no fim de semana. A Mirella mostra que na Região da Vila, o centro histórico da ilha, estão os principais restaurantes que oferecem uma gastronomia variada e ambientes aconchegantes. É na Villa que fica o centro comercial mais movimentado. Nada de grandes shoppings, mas sim pequenas galerias com lojas que oferecem todo tipo de produto, do artesanato local às grifes internacionais.
Dá para bater perna e descobrir um pouco da cultura local herdada dos Pataxós, os primeiros habitantes da ilha. É fácil encontrar indígenas nas bancas de artesanato ou fazendo apresentações de música com instrumentos típicos das tribos. Ilhabela tem história perpetuada no museu da ilha ou na Igreja matriz construída com pedras e óleo de baleia.
Forte São Mateus: a história perto de você
Se você é daqueles que gosta de conhecer a história do Brasil e sempre inclui visitas culturais no seu roteiro de viagem, não pode deixar de visitar o Forte de São Mateus, em Cabo Frio, no Rio de Janeiro. A viagem de duas horas entre a capital dos cariocas e a cidade da Região dos Lagos compensa não só pela importância histórica, mas também pela bela vista que se tem da região a partir do mirante na fortificação.
Construído pelos escravos para proteger a região dos ataques de corsários franceses, o Forte São Mateus foi erguido sobre uma formação rochosa que se liga ao continente por um pequeno caminho. A partir da Praia do Forte, o visitante acessa a trilha que leva até ao local. Uma subida íngreme que precisa ser feita com calma para sustentar o fôlego e evitar acidentes nos degraus esculpidos sobre a pedra.
O Forte passou por várias restaurações, mas ainda conserva os canhões originais e a guarita inaugurada por Dom Pedro II. No vídeo da Cláudia Almeida você vai ver imagens deslumbrantes e descobrir um passeio barato e que dá pra fazer com toda a família.
Dica de viagem: como usar as milhas do cartão para viajar
O De Malas Prontas traz sempre informações importantes sobre quanto você vai gastar para visitar as atrações turísticas no Brasil e no mundo. Essa semana, nós convidamos um especialista em viagens baratas, o Norton Reveno, que dá uma dica bem legal sobre como usar as milhas do seu cartão de crédito para viajar de avião. Tem alguns programas que chegam a oferecer passagens com milhas para a Europa com preços mais em conta do que a ponte aérea Rio-São Paulo. Confere aí.
Marais: conheça o bairro mais descolado e inclusivo de Paris
E se você embarcar para a França não pode deixar de conhecer o bairro erguido sobre um Pântano que virou o lugar mais descolado de Paris. Ana Paula Cardoso passeou pelas Ruas de Marais, se pronuncia Marré, para mostrar o que faz esse bairro tão especial para os parisienses e porque ele atrai tantos turistas. Com certeza, um dos motivos são os bares e restaurantes com a rica culinária francesa. Ou os palácios e museus que contam a história da aristocracia e da realeza.
Mas é a cultura da diversidade que dá o tom em Marais, o arco-íris que simboliza o movimento LGBTQIA+ está presente nas placas das ruas ou junto as faixas de pedestre desde os anos 1970. E pensar que toda a área onde Marais se desenvolveu era alagada pelas cheias do Senna e hoje abriga até a sede da Prefeitura de Paris. Mérito da comunidade judaica que enxergou o potencial da região e investiu no crescimento do Bairro.
Então, lembre-se de juntar as milhas e usá-las da melhor maneira para realizar aquela viagem dos sonhos. Por enquanto, vamos sonhar junto com o De Malas Prontas.