Museu do Louvre: a casa da Monalisa, grande dama de Paris
Conheça as obras que estão em exposição e que atraem uma multidão de turistas do mundo todo

SBT News
A pandemia de covid-19 e as consequentes restrições sanitárias afetaram o fluxo de visitantes ao museu mais famoso do mundo. 2,8 milhões de pessoas visitaram o Louvre em 2021, um terço do recorde de visitantes registrado em 2018, quando mais de 10 milhões de pessoas frequentaram o museu e descobriram o tesouro artístico que está guardado no palácio que serviu de residência da monarquia francesa antes da mudança para o palácio de Versailles.
Mas a pandemia não abalou em nada o reconhecimento público das obras expostas no museu. Elas dão um panorama da capacidade criativa da humanidade ao longo dos tempos, desde a cultura dos faraós até as obras que representam cada fase importante da nossa história. A arte tem essa capacidade de transmitir a emoção do artista e dar uma ideia de como era o pensamento da sociedade em cada época.
Andar pelo Louvre é como viajar no tempo e ter a oportunidade de viver a história. Mas é também como passear pelo tapete vermelho das celebridades. O talento dos maiores artistas do mundo desfila na nossa frente como documentos de valor histórico inestimável. E nessa casa de celebridades, vigiada o tempo todo, uma celebridade reina absoluta no gosto popular: a Monalisa.
O quadro de Leonardo da Vinci é o mais visitado do museu. Há até uma fila para organizar o acesso dos visitantes e tempo limitado para cada pessoa tirar a selfie ao lado da obra, uma das fotos mais comuns no roteiro de viagens da capital francesa.
Ana Paula Cardoso, do Crônicas de Paris, conta porque o quadro de Da Vinci despertou tanto interesse e porque a Monalisa ficou tão famosa.