Google anuncia novo centro de engenharia em São Paulo
Instalações ficarão no prédio do Instituto de Pesquisas Tecnológicas de São Paulo (IPT), na Cidade Universitária da USP
Na manhã desta quarta-feira (21), o governo do Estado de São Paulo anunciará no Palácio dos Bandeirantes o novo Centro de Engenharia do Google, que ficará no campus Cidade Universitária da Universidade de São Paulo (USP), no Butantã, zona oeste da capital.
+ Confira as últimas notícias de Tecnologia
Antecipado em 2022 pela big tech e pelo governo paulista, o futuro centro de engenharia ficará instalado no prédio 1 do Instituto de Pesquisas Tecnológicas de São Paulo (IPT), da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, localizado no campus na USP, e terá capacidade de até 400 funcionários, que ficarão em uma área de 7 mil metros quadrados.
Participaram do anúncio o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), o presidente do Google Brasil, Fábio Coelho, a diretora-presidente do IPT, Liedi Bernucci e o secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Vahan Agopyan.
Os primeiros profissionais devem chegar no espaço a partir de 2026.
Este será o segundo centro de engenharia da empresa no Brasil e na América Latina.
A empresa também tem uma sede em Belo Horizonte, instalada pela Google em 2006, quando começou sua operação brasileira, e de lá são desenvolvidas soluções utilizadas no mundo todo, como os produtos oriundos do seu motor de busca.
+ Confira todas as notícias sobre o Google
Além disso, os especialistas do novo centro devem trabalhar em áreas como privacidade, segurança e inteligência artificial.
O centro abrigará também uma frente de trabalho voltada para soluções e recursos para promover a segurança das pessoas no ambiente digital.
O local onde ficará o novo centro da Google no Brasil ficará no prédio 1 do IPT, em um prédio construído em 1936 e a empresa garante que a arquitetura do edifício será preservada. As obras começam no segundo semestre de 2024.