Spotify testa inteligência artificial para criar playlist com comando de texto
Novo recurso deixa usuário criar novas listas a partir de prompts, igual ao chatbot ChatGPT
Cido Coelho
A plataforma de streaming de áudio Spotify anunciou no domingo (7) um sistema para criar lista de músicas, as playlists, por meio de prompts, ou comandos de texto.
Semelhantes aos chatbots ChatGPT, Gemini e Copilot, o usuário pode pedir para o Spotify separar suas músicas favoritas por meio de um comando de texto.
Para isso, basta digitar algo como “músicas para estudar em casa” ou “músicas animadas para uma festa”, por exemplo, para montar as listas.
A plataforma usa um algoritmo de IA para escolher as músicas e as apresenta em uma lista no próprio aplicativo.
Mas, se o chatbot não 'entregou' aquilo que você esperava, será possível fazer o ajuste, pedindo no comando de texto algo como “coloque mais rock” ou “deixe a playlist mais animada”, entre outros comandos, até ficar do jeito que você espera.
A playlist fica salva na biblioteca junto às outras músicas que você já separou do modo convencional e pode ser reproduzida do jeito que você quiser.
Apenas os usuários do Reino Unido e Austrália podem testar o novo recurso, que está limitado para tem quem smartphones Android e iOS naqueles países. Ainda não há previsão de liberação da função para outros países e nem para o Brasil.