SpaceX, de Elon Musk, faz 4º teste de voo do megafoguete Starship
Veículo espacial, construído pela empresa do bilionário, é o maior foguete construído pela humanidade. Nave pousou com sucesso no mar
Acontece na manhã desta quinta-feira (6) o quarto teste de voo do megafoguete Starship, da empresa aeroespacial SpaceX, de Elon Musk.
O veículo espacial tem 120 metros de altura sendo formado pelo superpropulsor Super Heavy, que possui 33 motores Raptor, e no topo está acoplada a espaçonave Starship, que tem seis motores.
O superfoguete decolará da Starbase, base da empresa localizada em Boca Chica, sul do Texas, nos Estados Unidos. O lançamento do foguete está previsto para ocorrer entre 9h e 11h (horário de Brasília).
“O quarto teste de voo muda nosso foco de alcançar a órbita para demonstrar a capacidade de retornar e reutilizar Starship e Super Heavy”, explica a descrição da missão da empresa.
Trajetória do megafoguete
O quarto voo da Starship está planejado para acontecer em uma hora de trajeto e será semelhante ao terceiro voo, que aconteceu em 14 de março, quando a missão durou 65 minutos entre o lançamento e o mergulho da Starship no Oceano Índico.
“Esta trajetória de voo não requer uma queima de órbita para reentrada, aumentando a segurança pública enquanto ainda fornece a oportunidade de cumprir nosso objetivo principal de uma reentrada controlada da Starship”, explica a nota oficial da missão.
O propulsor Super Heavy voará por quase sete minutos, com a queima de pouso programada para seis minutos e 43 segundos após a decolagem.
O pouso programado está previsto com um mergulho suave na região do Golfo do México.
Caso aconteça algum problema técnico, o teste será suspenso e uma nova data será remarcada após os ajustes necessários na nave.
Três voos, dois fracassos
O megafoguete foi lançado em três voos de teste; no entanto, os dois primeiros testes não conseguiram chegar ao espaço.
O terceiro teste conseguiu chegar ao objetivo, mas os estágios Starship e Super Heavy se separaram ao voltar para a Terra.