Quem é César Ducornet, homenageado pelo Google nesta 4ª feira?
Artista francês, que nasceu com má-formação e pintava apenas com o pé direito, ganhou ilustração especial do buscador
Emanuelle Menezes
Quem acessar o Google nesta quarta-feira (10) vai encontrar um Doodle em homenagem ao pintor francês Louis Joseph César Ducornet, que nasceu há 218 anos. Mas o que é um Doodle? E quem é o artista celebrado?
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Ducornet é um renomado artista do século XIX, conhecido por pintar seus quadros apenas com o pé direito. Ele nasceu em 1806, na França, com uma anomalia chamada de focomelia. Essa condição clínica congênita é caracterizada pela má-formação dos braços e das pernas.
No caso do pintor, ele nasceu sem os braços e a perna esquerda. Com apenas quatro dedos no pé direito, Ducornet criou obras como Repentance (1828) e Death of Mary Magdalen (1840).
No Doodle de hoje, homenagem em que o logo do Google é alterado temporariamente para comemorar figuras históricas importantes, eventos e feriados, Ducornet aparece pintando uma das letras do nome do buscador.
Quem foi Louis Joseph César Ducornet?
Segundo o Google, o pai do pintor o carregou durante toda a infância, pois ele não conseguia andar. Um pedaço de carvão, que ele conseguiu pegar com os dedos dos pés, foi o início de sua experiência com esboços e pinturas.
Com o passar do tempo, Ducornet atraiu a atenção de escolas de arte e artistas locais. Ele passou a receber uma pensão do governo francês para que pudesse estudar com pintores renomados em Paris.
No início de sua carreira, ele se concentrou em obras inspiradas na Bíblia, como Repentance (1828) e St. Louis administering Justice. O Museu de Lille, na França, exibe as pinturas até hoje.
Em 1840, pintou Death of Mary Magdalen (1840), comprada pelo governo da França. Uma de suas principais obras é um autorretrato em que aparece pintando com o pé, o Self-portrait of Louis Joseph Cesar Ducornet (1852).
O artista morreu em 1856, aos 50 anos, em Paris.