Professor-robô com inteligência artificial começa a ensinar na Índia
Batizado de Íris, tecnologia multilíngue com IA propõe ajudar no aprendizado interativo com alunos
Cido Coelho
O primeiro robô humanoide de inteligência artificial desenvolvido para educação na Índia está chamando a atenção das redes sociais.
+ Confira as últimas notícias de Tecnologia
Batizado por "Iris" o humanoide desenvolvido pela Makerlabs Edutech se propõe assumir funções de professor em escolas do país.
Iris foi apresentado na Escola Secundária Superior KTCT de Thiruvananthapuram, no estado de Kerala, no sul do país e já assume funções educativas na instituição.
A tecnologia faz parte de uma estratégia do governo indiano para aumentar as atividades extracurriculares nas escolas.
Segundo os fabricantes, o humanoide está pronto para ir além do cenário tradicional de ensino.
O robô humanoide tem habilidade de responder perguntas complexas, personalizar o ensino, acomodar preferências de aprendizagem, e pode melhorar o envolvimento dos alunos em sala de aula.
A justificativa para ter professores-robô nas escolas indianas é a escassez de professores que não atende a demanda do país que tem mais de 1,3 bilhão de pessoas. Sendo que o sistema de educação da Índia tem 265 milhões de estudantes.
“Com o IRIS, pretendemos revolucionar a educação, aproveitando o poder da IA para criar uma experiência de aprendizagem verdadeiramente personalizada. Ao adaptar-se às necessidades e preferências de cada aluno, o IRIS capacita os educadores a oferecer aulas envolventes e eficazes como nunca antes”, disse Makerlabs Edutech em uma postagem no Instagram.
Segundo uma pesquisa da Robotical, os robôs humanoides tem benefícios no ambiente de ensino, que podem facilitar o desenvovlimento do pensamento computacional, aumentar o envolvimento deles com o conhecimento, além de contribuir na transmissão de habilidades metacognitivas como autoconfiança, motivação e dedicação ao trabalho.