Moto elétrica atravessa enchente, bateria fica submersa e resiste sem falhas; assista
Teste de resistência realizado na Califórnia deixa veículo em funcionamento a um metro de profundidade na água
Cido Coelho
Os veículos elétricos chamam a atenção pela sua economia, agilidade, alta tecnologia embarcada e facilidade de uso, tal como um veículo a combustão.
+ Em 2023, BYD e Tesla venderam juntos 35% dos veículos elétricos no mundo
Ao mesmo tempo, estes veículos levantam muitas dúvidas sobre sua durabilidade, se aguenta alguma intempérie como neve ou dilúvio.
A montadora de motos elétricas da Califórnia, Ryvid Anthem, botou à prova essas dúvidas e realizou um teste com sua moto, deixando a bateria inundada por águas de enchentes e aguentou o teste.
+ Confira as últimas notícias de Tecnologia
A montadora começou a entregar as primeiras unidades no final de 2023. A estrutura da moto é montada sob o chassi de metal dobrado, que cria um design útil e agradável, permitindo aos pilotos a remoção da bateria, para que seja carregado nas rodas embutidas que estão ocultas da bateria.
A bateria embutida mergulhou na água, o condutor da moto elétrica não tomou choque e o veículo seguiu a sua trajetória sem problemas.
Este é o diferencial em relação as suas concorrentes. A moto fica impermeabilizada e segue em funcionamento e também garante a segurança do usuário.
A maioria das motos à combustão que tentam atravessar rios ou enchentes, teria o veículo comprometido. Em segundos o motor ficaria bloqueado, após os cilindros se encherem de água.
A tecnologia usada na moto da Ryvid Anthem tem a classificação IP67, que significa que a moto pode ficar submersa na água por 1 hora em uma profundidade de até 1 metro.
Ou seja, a bateria ficaria intacta em uma piscina por uma hora e o veículo voltaria a rodar normalmente na pista.
+ Carro sem motorista do Google é incendiado por multidão nos Estados Unidos
Apenas o display com o velocímetro e informações da moto, que tem classificação IP65, sendo à prova d'água contra jatos de água, mas não submersível.
Em entrevista ao portal Electrek, o fundador da Ryvid, Dong Tran disse que a moto poderia ficar submersa até o guidão e só teria um dano.
"Você corre o risco de não ter seu display", disse.