Novidades na Microsoft Build 2024: IA toma notas em reuniões e navegador pode traduzir e ler vídeos
Copilot integrado ao Teams organiza reuniões; Edge lê vídeos do YouTube; e GitHub revela ferramenta de programação com uso de linguagem natural
Durante o evento Microsoft Build 2024, realizado pela gigante de tecnologia em Seattle, nos Estados Unidos, apresentou no primeiro dia, na terça-feira (21), novos recursos e as principais novidades de inteligência artificial (IA).
Como atualizações da IA Copilot, o navegador Edge mais inteligente e a possibilidade de criar programas de computador usando a linguagem natural no GitHub.
Agora o Copilot será integrado às ferramentas de produtividade. Chamado de Team Copilot, é um assistente pessoal que ajuda equipes e setores na rotina do trabalho, melhorando a colaboração entre os empregados. Portanto, a ferramenta tem três novas habilidades disponíveis:
- Facilitador de reuniões, onde o Copilot gerencia a agenda e toma notas de qualquer participante da reunião na plataforma de videoconferência Teams;
- Moderador de grupo, no qual a IA ajudará os participantes a se manterem atualizados nos chats longos do Microsoft Teams, resumindo as informações essenciais e respondendo às dúvidas do grupo; e
- Gerenciador de projetos, em que a inteligência artificial garante que cada projeto no Microsoft Planner funcione sem problemas, criando e atribuindo tarefas, acompanhando e notificando os membros da equipe sobre prazos e atribuições conforme as necessidades.
"Você poderá invocar um Team Copilot onde quer que colabore no Teams. Pode ser em equipes, pode estar no Loop, pode estar no Planner e em muitos, muitos outros lugares", explica o CEO da Microsoft, Satya Nadella.
Tarefas automatizadas
A inteligência artificial da Microsoft terá a opção para que os usuários criem seus próprios chatbots Copilots, para automatizar tarefas e apoio nos fluxos de trabalho.
Os Copilots personalizados também poderão fazer tarefas mais complexas como raciocinar sobre as entradas dos usuários e ações do sistema; usar memória para criar contexto; e aprender e agir conforme as ações do usuário.
A IA também terá extensões para configurar as ações do chatbot, assim como as ferramentas do Copilot e, por meio disso, os programadores e desenvolvedores poderão criar novas ferramentas a partir do sistema da Microsoft.
Navegador Edge com IA
O navegador Edge agora consegue traduzir vídeos em tempo real com o uso da inteligência artificial. Isso significa que a IA pode dublar trechos de sites como YouTube, Linkedin, Coursera e vídeos de agências de notícias como CNBC, Bloomberg e Reuters.
Além disso, a ferramenta de navegação também poderá resumir vídeos do YouTube, caso a transcrição do vídeo esteja disponível na publicação do vídeo na plataforma.
A novidade torna-se uma grande aliada de acessibilidade, para tornar os vídeos mais acessíveis para pessoas surdas ou para quem tem deficiência auditiva, por exemplo.
É possível programar "falando"
No fim de abril, a plataforma de programadores GitHub anunciou o ambiente GitHub Copilot Workspace, no qual qualquer pessoa com noções de codificação pode criar um aplicativo usando linguagem natural.
A Microsoft aproveitou o evento para fazer uma demonstração e falar mais detalhes sobre a ferramenta da sua parceira, que é integrada com sua inteligência artificial.
Ou seja, este ambiente de desenvolvimento, integrado com IA, permitirá que a pessoa 'converse' de forma natural com a ferramenta e ela vai criar seus programas de computador ou aplicativos.
Como disse Nadella, qualquer pessoa pode "passar da ideia ao código de forma nativa".
"Estamos capacitando todos os desenvolvedores do planeta para que possam acessar linguagens de programação e conhecimentos de programação na sua própria língua nativa. Pense que qualquer pessoa pode começar a programar, seja em Hindi ou em Português do Brasil, e trazer a alegria de programar para seu idioma nativo", explicou o executivo.
A data de lançamento das novidades não foi anunciada.