Instagram e Threads não vão recomendar conteúdo político
Usuário terá que ativar alterar manualmente as configurações para ter acesso
O executivo responsável pelo Instagram, Adam Mosseri, declarou que a Meta não irá mais impulsionar conteúdo político nas plataformas Instagram e Threads. A iniciativa visa segundo ele, não "amplificar proativamente" o conteúdo.
+ Confira as últimas notícias de Tecnologia
Segundo Mosseri, essa mudança será implementada em "algumas semanas" e afetará contas públicas em áreas influenciadas pelos algoritmos de recomendação da Meta, incluindo as seções "Reels" e "Explore" do Instagram.
“Nossa definição de conteúdo político é conteúdo que provavelmente trata de tópicos relacionados ao governo ou eleições; por exemplo, postagens sobre leis, eleições ou temas sociais”, explica o porta-voz da Meta.
“Estas questões globais são complexas e dinâmicas, o que significa que esta definição irá evoluir à medida que continuamos a envolver-nos com as pessoas e comunidades que utilizam as nossas plataformas e especialistas externos para refinar a nossa abordagem.”
Os usuários interessados em conteúdo político terão a opção de ativar essas sugestões através das configurações do Instagram e do Threads, garantindo que a atualização não afete a visualização de postagens das contas seguidas.
Mosseri enfatiza que o objetivo da medida é preservar a escolha dos usuários em interagir com conteúdo político, respeitando suas preferências individuais.
Meta quer reduzir tensões nas redes sociais
A mudança é parte dos esforços da Meta para desencorajar discussões sobre temas considerados problemáticos no Threads, incluindo o bloqueio de tópicos sensíveis como vacinas e Covid-19.
Além disso, Mosseri mencionou que a Meta não pretende incentivar debates sobre "política e notícias difíceis".
A nova política pode gerar reações entre usuários e criadores de conteúdo, que por vezes veem suas postagens como injustamente suprimidas pela plataforma.
Contas profissionais no Instagram poderão verificar a elegibilidade de suas postagens para recomendações através da ferramenta "Status da Conta".