Gmail: Serviço que inovou o email faz 20 anos
Muita gente achou que Gmail era uma brincadeira do Google porque foi lançado no dia 1º de abril
Cido Coelho
Esta semana, um dos serviços de email mais utilizados no mundo, o Gmail, fez 20 anos. O produto foi lançado em pleno dia da mentira, em 1 de abril de 2004, impressionou os usuários de internet e mudou a forma de como o email é utilizado.
+ Confira as últimas notícias de Tecnologia
Até meados de 2000, os serviços de email existentes eram muito limitados. AOL, Hotmail, Outlook, Yahoo e outros estavam disponíveis gratuitamente aos usuários.
Porém, a primeira grande dificuldade a enfrentar era a limitação de armazenamento. Quem nasceu depois de 2010 custará a acreditar que seria possível guardar na caixa de email 10 MB de mensagens e em alguns outros serviços mais generosos, 30 MB.
O Google, que já existia desde 1998, liderado por pelo norte-americano Larry Page, e o russo Sergey Brin, estava cada vez mais evidente no mundo da tecnologia. E tinha bom humor.
Gmail e base lunar anunciados no mesmo dia
Em todo evento de 1º de abril, a empresa fazia alguma pegadinha, sendo que uma das mais memoráveis foi o anúncio da subsidiária na Lua, chamada de Google Copernicus Center, que seria inaugurada em 2007, mas que já estaria contratando funcionários para a 'nova sede'.
Porém, no mesmo dia, em 2004, o Google anunciou o serviço Gmail que prometia agregar serviços de busca do Google, com mais velocidade e melhor organização das mensagens, por meio de uma lista de conversação a partir da mensagem original.
Além disso, o email tinha armazenamento "titânico" de 1 GB. Para os padrões da época era um absurdo, praticamente "impossível guardar tudo com essa quantidade de espaço".
Larry Page disse que o serviço foi lançado para atender a reclamação de um usuário que tinha que arquivar as mensagens e depois tinha dificuldades de resgatá-las.
Paul Buchheit desenvolveu o Gmail a partir de um projeto base desenvolvido em 2001. E em 2004, o Gmail estava pronto para chegar ao mercado.
O Gmail foi lançado em fase beta. Logo, não estava disponível para todos, foi sendo liberado de forma gradativa e, para ter o acesso, o usuário tinha que ser convidado por alguém que já tinha o serviço.
Fácil de usar, com muito espaço
A interface era simples e agradável. Limpa para os padrões da época, mas eficiente.
O serviço atualizava automaticamente a cada email que chegava na caixa, tinha um botão de pesquisas na web e um filtro antispam eficiente para época.
Além disso, apesar do usuário começar a usar o serviço com 1GB, aos poucos a capacidade de armazenamento aumentava, deixando muito usuário satisfeito.
Microsoft se mexeu, mas não foi o bastante
O Gmail foi conquistando a popularidade das pessoas e fez com que sua concorrente, a Microsoft, com seu Hotmail, que era infame e popular, se mexesse, aumentando o armazenamento de 2 MB para 250 MB nos Estados Unidos. Desde 2013, o email do Google tem capacidade de armazenamento de 15 GB.
As preocupações com armazenamento, lentidão e outras queixas desapareceram após o Gmail.
Em 2007, deixou de ser necessário o convite para acessar o serviço e em 2009 o Gmail deixou de ser Beta.
Um gigante do email
Atualmente o serviço de email do Google tem mais de 1,8 bilhão de contas ativas, que passam em média 28 minutos por dia no serviço, que enviam mais de 121 bilhões de emails diariamente, disponível em mais de 100 idiomas.