Contra a desinformação, Threads ganha verificação de fatos
Microblog da Meta tem parceria com mais de 100 agências de checagens de fatos no mundo
Cido Coelho
O chefe da rede social Threads, Adam Mosseri, divulgou nas redes sociais que o microblog da Meta agora conta com verificação de fatos para combater a desinformação.
Segundo Mosseri, a checagem terá o apoio de parceiros da Meta, como já acontece nas redes Instagram e Facebook. O anúncio foi inusitado, na sua conta pessoal, no Threads.
Com isso, a empresa acredita que os seus produtos terão um reforço no combate à desinformação e modificará a forma de confirmação de informações na plataforma.
Antes, os conteúdos falsos publicados no Threads eram apenas comparados a partir de análises no Instagram e no Facebook. Agora, de fato, a verificação e revisão de conteúdo acontecerá na rede social.
“Recentemente lançamos a capacidade de nossos parceiros terceirizados de verificação de fatos revisarem e avaliarem conteúdo falso em Threads”, disse o executivo.
Apesar do anúncio, ainda não há sinalização ou informações sobre o novo recurso, se a publicação terá selo de classificação ou notas explicativas, como acontecia no Twitter.
Segundo a imprensa especializada, apenas uma publicação foi penalizada por publicar conteúdo falso.