Conteúdo de TV e vídeo alcança 99,63% dos brasileiros
Pesquisa mostra que tempo diário da televisão linear é em média de 5 horas e 41 minutos
A pesquisa Inside Video, da Kantar Ibope Media, que estuda o consumo de vídeo em multiplataformas, aponta que o conteúdo em vídeo alcançou 99,63% da população brasileira em 2023.
Na televisão linear (aberta e paga), por exemplo, o consumo médio diário foi de 5 horas e 14 minutos, com alcance de 99,2% da população.
- Além disso, no ano passado, a maioria do consumo domiciliar de vídeos, com 74,3%, foi dedicada à televisão, ante 78,7% em 2022.
- Já para vídeos online, o consumo foi de 2 horas e 23 minutos em média, cuja audiência destes vídeos se concentra entre 20h e 22h.
- Os vídeos online alcançaram 25,7% do tempo de consumo de vídeos no país em 2023. Em 2022 foi 21,3%.
- A pesquisa mostra também que as TVs conectadas alcançaram 60% de participação no país no ano passado, ou seja, desde 2017, registraram alta de 33 pontos percentuais.
- Já entre os 78 executivos-chefe de marketing (CMO), 43% consideram investir na modalidade neste ano.
Em relação aos vídeos direcionados a compras online, o levantamento da Kantar Ibope aponta que 41% dos brasileiros conectados prestam mais atenção aos anúncios em vídeo online do que em outros formatos de mídia.
"Diversos formatos de vídeo e modelos de negócio surgiram ao longo dos anos e, assim como na natureza, os que melhor se adaptaram se mantiveram. O aperfeiçoamento e evolução são constantes para todos os protagonistas dessa trama", diz Adriana Favaro, diretora de Business Development do Kantar Ibope Media.
No entanto, ainda há um desafio importante. A pesquisa mostra que há uma questão de reter o publico nos conteúdos sob demanda (VOD), que mostra que 44% do público consome conteúdos do tipo apenas no período de gratuidade do serviço e, depois, deixa de lado para consumir outro provedor.