BYD vai construir 2ª fábrica de veículos elétricos na América do Sul
Chineses vão estabelecer nova unidade fabril no Peru; primeira fábrica está em construção na Bahia

Cido Coelho
Pioneira em fabricar carros elétricos no Brasil, a chinesa BYD tem interesse em construir sua segunda fábrica no continente sul-americano. Desta vez, a unidade fabril pode ser instalada no Peru.
+ Confira as últimas notícias de Tecnologia
Apesar da gigante chinesa não ter confirmado, as informações vindas do Peru apontam que a ideia da nova unidade surgiu a partir da visita da presidente peruana, Dina Boluarte, a Shenzhen, na China, onde fica a sede global da BYD. Boluarte sinalizou que tem interesse em desenvolver indústrias sustentáveis no país.
Lá, o plano especulado para a nova planta da BYD é a produção de ônibus elétricos, motores e baterias.
+ BYD investe R$ 3 bi em fábrica de veículos elétricos no Brasil
A China e o Peru já têm um acordo de livre comércio e um projeto conjunto no porto de Chancay, cidade próxima à capital, Lima, o que pode facilitar a chegada da montadora à região.

O Brasil já tem uma fábrica em construção, em Camaçari, na Bahia, que foi comprada da Ford, após a montadora dos Estados Unidos ter parado a produção.
A previsão de início das operações é para o começo de 2025, com capacidade de produzir até 150 mil carros anuais na primeira fase.
O México também deve receber uma fábrica da montadora chinesa, mas ainda não há datas sobre o início da construção e operação desta unidade.
+ Em 2023, BYD e Tesla venderam juntos 35% dos veículos elétricos no mundo