BeReal, rede social que cresceu entre a Geração Z, foi vendida por R$ 3 bilhões
Rede social chamou a atenção em 2022 por ter a proposta de ser "anti-Instagram", teve queda no número de usuários e foi adquirida por uma produtora de jogos

Cido Coelho
A rede social francesa BeReal, que chamou a atenção em 2022 pela sua proposta ousada de propor o horário e o momento de publicação de fotos para seus contatos, sem filtros e efeitos, divulgou em comunicado oficial que foi vendida para o desenvolvedor de jogos Voodoo por 500 milhões de euros (R$ 2,9 bilhões na cotação atual).
A BeReal foi fundada em 2019 por Alexis Barreyat, 26 anos, que teve a iniciativa de criar a rede a partir da preocupação com como as redes sociais podem prejudicar a saúde mental dos jovens.
O aplicativo nasceu no momento em que crescia a conscientização sobre os riscos e benefícios do uso das redes sociais.
A proposta do BeReal é simples: o aplicativo envia uma notificação para cada usuário em algum momento do dia, com uma janela de tempo de dois minutos para tirar uma foto usando as duas câmeras do smartphone -- frontal e traseira -- ao mesmo tempo, assim, tirando uma foto e uma selfie daquele instante.

O formato fez sucesso, mas o BeReal passou por problemas como falhas no envio de fotos e alguns usuários não conseguiam ver as postagens de amigos.
Milhões de usuários tentavam acessar a rede social ao mesmo tempo, um nível de conexão e troca de dados semelhante ao das maiores redes sociais. Com mais de 70 milhões de usuários ativos por dia, a plataforma colapsou.
Nos últimos dois anos, a rede social sediada no bairro de Marais, em Paris, passou por altos e baixos. Segundo reportagem do jornal Financial Times, atualmente a rede social tem mais de 30 milhões de usuários, mas a plataforma afirma ter mais de 50 milhões de usuários diários.
“A BeReal alcançou incrível fidelidade e crescimento dos usuários, mostrando que há uma necessidade universal de compartilhar experiências reais e não filtradas com amigos próximos”, disse Alexandre Yazdi, cofundador e CEO da Voodoo em nota oficial.

O Financial Times relata que a compra da rede social pela empresa de jogos Voodoo tem o objetivo de acessar a base de usuários e espaço para anúncios, além de aumentar a base de usuários para 100 milhões de usuários ativos por dia e pagar os custos da aquisição da plataforma.
"Juntas, a Voodoo e a BeReal estarão idealmente posicionadas para aproveitar o potencial da BeReal e desbloquear sinergias proporcionadas pela significativa base global de usuários da plataforma. A Voodoo pretende investir ainda mais na BeReal, ao mesmo tempo que fornece sua experiência em estratégia de produto, crescimento e infraestrutura", relata o comunicado.
O recurso bem-sucedido de foto e selfie simultânea foi copiado pelas redes sociais concorrentes e maiores, como o TikTok, da ByteDance, e o Instagram, da Meta.