58% das empresas se preocupam com fraudes, aponta Serasa
Levantamento realizado em todo o país mostra que situação impactou investimentos prioritários
Empresas se preocupam mais com fraudes e estão mais atentas sobre o tema. É o que revela a pesquisa realizada pela Serasa Experian, que mostra que 58% das companhias brasileiras se preocuparam com este tipo de crime no ano.
Nas empresas de grande porte, o índice é maior: 68% declaram que estão mais atentas às fraudes e estão mais conscientes sobre a importância da prevenção contra criminosos.
Segundo os dados da Serasa, além das fraudes, os tópicos deste ano estão focados em Proteção de Operações Fraudulentas (35%) e, depois, vem a preocupação em Conquistar mais Clientes (45%).
As empresas declararam que a preocupação com as fraudes provocou impacto na previsão de orçamento das empresas entrevistadas, em que os investimentos para conter e se proteger das fraudes subiram de quinta maior preocupação, em 2023, para a terceira principal neste ano.
Além disso, as principais preocupações das empresas estão relacionadas à segurança da informação, como:
- Vazamento de Dados de Clientes (49%),
- Perdas Financeiras (48%),
- Vazamento de Dados Próprios (39%),
- Inadimplência (35%),
- Roubo de Informações Estratégicas (34%),
- Fraude de Identidade (28%),
- Perda de Mercadorias (16%).
Métodos de autenticação e prevenção à fraude utilizada
Sobre o que é essencial para a prevenção das fraudes, as empresas revelam que consideram como camadas essenciais os seguintes tópicos:
- Análise de Documentos (49%);
- Análise de Score de Clientes (36%);
- Análise de Score das Empresas (28%);
- Análise de operações de cartões de crédito (22%);
- Análise de Dispositivos (19%).
“Hackeres e grupos criminosos estão cada vez mais sofisticados, explorando vulnerabilidades em sistemas, redes e aplicativos. Por isso, as empresas devem reconhecer a importância crítica de se tornarem mais conscientes sobre fraudes e a proteção em camadas é fundamental para mitigar os riscos e garantir a segurança das operações e dos clientes. Investir em estratégias robustas de prevenção e detecção é essencial para a sustentabilidade e a confiança das organizações”, explica Caio Rocha, Diretor de Prevenção e Autenticação à Fraude da Serasa Experian.
A pesquisa ouviu 331 empresas dos portes micro (37%), pequena (21%), grande (16%), acima de 1000 (15%) e média (15%) dos setores como comércio, serviços, indústria, mercado B2B e B2C via painel online realizado em novembro de 2023, das quais 71% são privadas e nacionais; 16% são privadas e multinacionais; e 13% são estatais de todas as regiões do Brasil.