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58% das empresas se preocupam com fraudes, aponta Serasa

Levantamento realizado em todo o país mostra que situação impactou investimentos prioritários

58% das empresas se preocupam com fraudes, aponta Serasa
Mais da metade das empresas do Brasil se preocupam mais com fraudes do que com estoque | Imagem criada por IA
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Empresas se preocupam mais com fraudes e estão mais atentas sobre o tema. É o que revela a pesquisa realizada pela Serasa Experian, que mostra que 58% das companhias brasileiras se preocuparam com este tipo de crime no ano.

Nas empresas de grande porte, o índice é maior: 68% declaram que estão mais atentas às fraudes e estão mais conscientes sobre a importância da prevenção contra criminosos.

Segundo os dados da Serasa, além das fraudes, os tópicos deste ano estão focados em Proteção de Operações Fraudulentas (35%) e, depois, vem a preocupação em Conquistar mais Clientes (45%).

As empresas declararam que a preocupação com as fraudes provocou impacto na previsão de orçamento das empresas entrevistadas, em que os investimentos para conter e se proteger das fraudes subiram de quinta maior preocupação, em 2023, para a terceira principal neste ano.

Além disso, as principais preocupações das empresas estão relacionadas à segurança da informação, como:

  • Vazamento de Dados de Clientes (49%),
  • Perdas Financeiras (48%),
  • Vazamento de Dados Próprios (39%),
  • Inadimplência (35%),
  • Roubo de Informações Estratégicas (34%),
  • Fraude de Identidade (28%),
  • Perda de Mercadorias (16%).

Métodos de autenticação e prevenção à fraude utilizada

Sobre o que é essencial para a prevenção das fraudes, as empresas revelam que consideram como camadas essenciais os seguintes tópicos:

  • Análise de Documentos (49%);
  • Análise de Score de Clientes (36%);
  • Análise de Score das Empresas (28%);
  • Análise de operações de cartões de crédito (22%);
  • Análise de Dispositivos (19%).
“Hackeres e grupos criminosos estão cada vez mais sofisticados, explorando vulnerabilidades em sistemas, redes e aplicativos. Por isso, as empresas devem reconhecer a importância crítica de se tornarem mais conscientes sobre fraudes e a proteção em camadas é fundamental para mitigar os riscos e garantir a segurança das operações e dos clientes. Investir em estratégias robustas de prevenção e detecção é essencial para a sustentabilidade e a confiança das organizações”, explica Caio Rocha, Diretor de Prevenção e Autenticação à Fraude da Serasa Experian.

A pesquisa ouviu 331 empresas dos portes micro (37%), pequena (21%), grande (16%), acima de 1000 (15%) e média (15%) dos setores como comércio, serviços, indústria, mercado B2B e B2C via painel online realizado em novembro de 2023, das quais 71% são privadas e nacionais; 16% são privadas e multinacionais; e 13% são estatais de todas as regiões do Brasil.

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