Publicidade
Tecnologia

Era da I.A: "Alucinar" e "Autêntico" são as palavras do ano de 2023

Escolhas tiveram influência da Inteligência Artificial pela 1ª vez. Anúncios foram feitos pelos dicionários de Cambridge e Merriam-Webster

Imagem da noticia Era da I.A: "Alucinar" e "Autêntico" são as palavras do ano de 2023
Homem e mulher com óculos de I.A
• Atualizado em
Publicidade

"Hallucinate" (Alucinar) e "Authentic" (Autêntico) foram consideradas as palavras do ano de 2023, segundo os dicionários de Cambridge e Merriam-Webster, respectivamente.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

De acordo com os dicionários, um britânico e o outro norte-americano, o aumento da busca pelos termos tem relação com a era da Inteligência Artificial. O ano de 2023 foi marcado pela popularização de ferramentas como o Bard e o ChatGPT.

A definição do termo "Hallucinate" (Alucinar) de Cambridge, na tradução para o português, significa "parecer ver, ouvir, sentir ou cheirar algo que não existe, geralmente por causa de um problema de saúde ou porque você tomou uma droga", que também coloca abaixo "Quando uma inteligência artificial alucina, ela produz informações falsas".

"As alucinações de inteligência artificial nos lembram que os humanos ainda precisam trazer suas habilidades de pensamento crítico para o uso dessas ferramentas", trecho do anúncio de divulgação do termo pelo Dicionário Cambridge

A Inteligência Artificial se tornou um dos principais tópicos das pessoas, preocupadas com os impactos da Inteligência Artificial em suas vidas. "A IA generativa é uma ferramenta poderosa, mas com a qual todos ainda estamos aprendendo como interagir de forma segura e eficaz - isso significa estar ciente de seus pontos fortes potenciais e de seus pontos fracos atuais", justifcam os responsáveis pelo Dicionário Cambridge no anúncio. 

Para o norte-americano Merriam-Webster, a palavra "autêntico", escolhida como a principal do ano de 2023, teve um aumento nas buscas impulsionado por histórias e conversas sobre IA, cultura de celebridades, identidade e mídia social.

"Com a ascensão da inteligência artificial e o seu impacto nos vídeos deepfake, nos contratos dos atores, na honestidade acadêmica e num grande número de outros tópicos, a linha entre 'real' e 'falso' tornou-se cada vez mais tênue", diz trecho do anúncio de divulgação do termo pelo Merriam-Webster

Webster traz o exemplo de aplicativos, como o Be.real, que tentam trazer "experiências autênticas" para o mundo virtual. Para o dicionário, o termo significa "algo sobre o que pensamos, escrevemos, a que aspiramos e que julgamos mais do que nunca", que também cita no anúncio personalidades como Sam Smith, Taylor Swift e Elon Musk por "declarações sobre a busca por sua 'voz autêntica' e 'eu autêntico'." 

Veja a lista das principais palavras de anos anteriores:

Cambridge

2022 - "Homer" (termo coloquial da língua inglesa, com origem no Beisebol, que significa "rebater a bola fora de campo")
2021 - "Perseverance" (perseverança)
2020 - "Quarantine" (quarentena)
2019 - "Upcycling" (reutilização)
2018 - "Nomophopia" (nomofobia, medo irracional de ficar sem o telefone celular)

Merriam-Webster

2022 - "Gaslighting" (expressão em inglês que significa manipular ou enganar)
2021 - "Vaccine"  (vacina)
2020 - "Pandemic" (pandemia)
2019 - "They" - (eles; elas - na língua inglesa, é considerado um pronome não-binário)
2018 - "Justice" (justiça)

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade