Publicidade
Tecnologia

"Tolerância tem tudo a ver com histórias positivas", diz CEO do Pyramedia Group

Nashwa Al-Ruwaini mediou painéis de discussões e concedeu entrevista ao SBT News sobre o tema no Global Media Congress 2023

Imagem da noticia "Tolerância tem tudo a ver com histórias positivas", diz CEO do Pyramedia Group
Nashwa Al-Ruwaini em entrevista ao SBT News | Guilherme Resck/SBT News
• Atualizado em
Publicidade

No Dia Internacional da Tolerância, celebrado nesta 5ª feira (16.nov), a CEO e integrante do conselho do Pyramedia Group, Nashwa Al-Ruwaini, falou sobre o tema em entrevista ao SBT News no Global Media Congress 2023, em Abu Dhabi. Questionada sobre como, em sua visão, a mídia pode contribuir para a promoção da tolerância na sociedade, Nashwa -- que é conhecida também como a "Oprah Winfrey do Mundo Árabe" -- disse que a mídia desempenha um papel particular nessa atividade.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
+ Saiba tudo sobre o Global Media Congress

Ela falou com a reportagem após mediar os painéis de discussão, do evento, sobre tolerância comunitária e tolerância corporativa.

"A mídia desempenha um papel particular na promoção da tolerância, porque basicamente é a forma como você se dirige ao público. E a ideia de utilizar os diferentes meios de comunicação para promover a tolerância é o que todos nós precisamos tentar fazer", pontuou a CEO.

"A maior parte das mídias sociais agora está polarizada, infelizmente. E se você quiser alcançar as massas, você precisa contar histórias.  A tolerância tem tudo a ver com histórias, histórias positivas. E se você conversar com o ser humano normal, homem e mulher comum, descobrirá que a tolerância está integrada à nossa sociedade. Só que a mídia não mostra aquela parte positiva da tolerância. A mídia sempre foca no negativo e expõe o negativo, por causa das agendas que a controlam nos diferentes meios de comunicação".

Portanto, diz Nashwa, o papel dos profissionais da mídia é "tentar diferenciar entre as notícias que visam a erradicação da tolerância nas nossas sociedades e focar no lado positivo. Isso faria com que todos nós vivêssemos numa sociedade pacífica e tolerante".

Para ela, foi uma decisão importante do Global Media Congress de levar o tema da tolerância para a edição deste ano. "Hoje marca o Dia da Tolerância, e ter este modelo apresentado pelo Ministério da Tolerância e Coexistência [dos Emirados Árabes Unidos] é simplesmente uma forma incrível de apresentá-lo, e utilizar o Congresso da mídia para ter algo assim inserido e projetado para todos e apoiado pela mídia foi um cenário perfeito", acrescentou.

"Soft power"

No início do primeiro painel que mediou ontem, Nashwa mencionou uma declaração dada pelo ministro da Tolerância e Coexistência, Sheik Nayan bin Mubarak Al Nahyan, na abertura do Global Media Congress 2023: "Compreendemos que a tolerância e a coexistência pacífica são um soft power. Criam oportunidades para o envolvimento integrado da comunidade local e internacional, que promove a paz e a prosperidade para todos".

Participaram do painel, sobre tolerância comunitária, o diretor-executivo da Abrahamic Family House, Abdulla Al Shehhi; Clairo Dalto, chefe de missões no Comitê Internacional da Cruz Vermelha dos Emirados Árabes Unidos; a chefe de iniciativas na Special Olympics UAE, Khawla Barley; e Hussain Al Moosawi, da National Geographic.

Leia também

+ Empoderando o futuro: O papel vital de mulheres em cargos de liderança

+ Precisamos manter essência do jornalismo na era da inteligência artificial, diz professor de comunicação

+ Inteligência Artificial tem até ministério nos Emirados Árabes

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade