Inovação é sinônimo de desenvolvimento e geração de qualidade de vida, diz Gianna Sagazio
Diretora de Inovação da CNI conversou com o SBT News durante o Congresso de Inovação da Indústria
SBT News
Gianna Sagazio, diretora de Inovação da Confederação Nacional da Indústria (CNI), conversou com o SBT News durante a 10ª edição do Congresso Internacional de Inovação da Indústria, que acontece nos dias 27 e 28 de setembro, no São Paulo Expo, na zona sul da capital paulista.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
+ Confira a cobertura completa do Congresso Internacional de Inovação da Indústria
No bate-papo, Gianna falou sobre a nova posição do Brasil no Índice Global de Inovação (IGI) de 2023. De acordo com um relatório divulgado pela CNI, agora, o país ocupa o 49º lugar entre 132 nações avaliadas, liderando o ranking na América Latina e Caribe, e superando pela primeira vez o Chile, que ficou na 52ª posição. A diretora da CNI comemorou a notícia, mas alertou que o Brasil ainda investe pouco em inovação.
+ Brasil assume liderança em inovação na América Latina em 2023
"Os países da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) investem hoje acima de 2% do PIB em P&D (processo de Pesquisa e Desenvolvimento) e inovação, mas o Brasil, segundo o último dado oficial, de 2020, investe 1,14%. Isso é preocupante do ponto de vista de como tornar o Brasil em um país mais competitivo, como exportar mais produtos e serviços com maior valor agregado e como nos inserir melhor nas cadeias globais de valor. Para isso, a inovação é fundamental, é a principal estratégia de desenvolvimento para as empresas e para o país", afirmou.
Ainda segundo Gianna, países que tem um desempenho melhor em inovação, são países que se desenvolvem e geram qualidade de vida para sua população.
Com um estúdio no evento considerado o mais importante de inovação da América Latina, o SBT News entrevista palestrantes, formadores de opinião, especialistas e participantes do encontro. Todas as conversas estão disponíveis no nosso canal do YouTube.