Entenda o papel da Anatel na transição para a TV 3.0
Coordenador de Radiodifusão da agência, Paulo Cardoso conversou com o SBT News durante a SET Expo 2023
Giovanna Colossi
Durante a edição deste ano da SET Expo 2023, o principal evento de tecnologia e negócios de mídia e entretenimento da América Latina, o SBT News entrevistou Paulo Cardoso, coordenador de Radiodifusão da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Na entrevista, Cardoso discutiu o papel crucial da agência na transição para a terceira geração de televisão no Brasil, conhecida como TV 3.0, programada para ser lançada em 2025.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
A pandemia global acelerou a evolução do setor audiovisual, impulsionando a criação de conteúdo e a adoção de novas tecnologias. Segundo Cardoso, "A fase 1 e 2 do projeto da TV 3.0 foram executadas durante a pandemia, a partir de 2020. Conseguimos fazer o desenvolvimento desse projeto em uma época tão difícil, e agora estamos na terceira fase desse projeto -- nos estudos de laboratório e estudos de campo ainda no final desse ano -- para podermos ter um bom resultado para entregar para a população".
+ SET Expo 2023: SBT News entrevista palestrantes do evento
+ SET Expo 2023: Assista às entrevistas do segundo dia de evento
A TV 3.0 representa uma transformação significativa na experiência televisiva. Conforme explicado por Cardoso, "A TV 3.0 tem como foco trazer uma melhor qualidade de imagem, cores mais vibrantes e profundas (incluindo HDR e gamut de cores) e áudio imersivo".
"O telespectador, ao assistir à televisão, vai poder, via controle remoto, comuta muito facilmente de um conteúdo que vem da antena para um conteúdo que vem da banda larga. As emissoras vão poder nos oferecer uma série de maneiras de consumir conteúdo audiovisual, seja pela televisão terrestre, seja pela banda larga."
O representante da Anatel também destacou o papel da agência nessa transformação digital e como será implementada no país. "Hoje temos os televisores nas nossas casas, as estações tem os transmissores, que estão na tecnologia da primeira geração da televisão digital. Por isso, a transição será gradual. A Anatel tem o papel de encontrar canais para que essa transição seja feita sem que se perca a geração atual".
O SBT News, pelo segundo ano consecutivo, estabeleceu um estúdio na feira e entrevistou os principais palestrantes e participantes do evento, com algumas das conversas sendo transmitidas ao vivo no nosso canal do YouTube.
SAIBA MAIS
+ 5G e soluções nas nuvens: as novas formas de distribuição de sinais de TV
+ Pandemia mudou e acelerou a maneira de produzir conteúdo, afirma CEO da Line Up
+ Rádio digital traz novas oportunidades para a publicidade mobile
+ TV 3.0 e áudio imersivo: os benefícios e desafios de implementar nova tecnologia
+ Entenda o papel da Anatel na transição para a TV 3.0
+ João Palomino: do jornalismo à transmissão de conteúdo esportivo
+ Ministério das Comunicações quer a retomada de licitações de radiodifusão
+ "Pautar inovação é um caminho sem volta", afirma Wagner Kojo
+ Daniela Souza, da AD Digital, fala sobre canais FAST e retenção de audiência
+ Rádio digital: a integração do tradicional com as novas tecnologias
+ Secretário do Ministério das Comunicações discute inovações da TV 3.0