Justiça dos EUA bloqueia compra da Activision pela Microsoft
Nova audiência foi marcada para melhor análise das partes sobre a aquisição
O juiz federal de São Francisco, Edward Davila, bloqueou de forma temporária a aquisição da empresa de jogos eletrônicos Activison Blizzard pela Microsoft.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
+ Leia as últimas notícias de Tecnologia
A decisão acordada na 3ª feira (13.jun), determina que "é necessário manter o status quo", enquanto o tribunal considera uma ordem a longo prazo sobre a aquisição, de acordo com os reguladores da Comissão Federal de Comércio (FTC), que segue fazendo analises regulatórias sobre a compra.
Uma nova audiência foi marcada para os dias 22 e 23 de junho, no tribunal federal de São Francisco, onde as evidências serão analisadas e as partes envolvidas no negócio serão ouvidas.
Dia antes da decisão, a FTC tinha solicitado em um tribunal federal que a Microsoft não conclusse o negócio com a Activision, para analisar a compra diante da lei de antitruste dos Estados Unidos.
A empresa de Redmond esperava concluir o negócio de US$ 68,7 bilhões, acordado em janeiro de 2022, nesta semana, para assim, se tornar a terceira maior empresa de jogos eletrônicos e videogames do mundo. Tencent, da China, e Sony, com a linha PlayStation, do Japão, estão no topo do mercado global do setor.
+ Microsoft vai comprar a Activision Blizzard por US$ 68,7 bilhões
Com a medida da FTC na justiça, é esperado que a compra seja aprovada com ressalvas para manter a concorrência do mercado.
Um porta-voz da Microsoft falou ao portal The Verge que a decisão afeta o poder de escolha do consumidor, afetando a competitividade no mercado de jogos.
"Acelerar o processo legal nos Estados Unidos vai trazer mais poder de escolha e competitividade ao mercado de jogos. Uma medida temporária de bloqueio faz sentido até que possamos receber uma decisão da Corte, que está progredindo rapidamente", argumentou o porta-voz.
Japão, União Europeia, China e Brasil já sinalizaram positivamente à aquisição da Microsoft. Reino Unido bloqueou a aquisição e paralisou o negócio, que está na fase de recurso.
Leia também:
- Reino Unido veta venda da Activision para a Microsoft
- SBT GAMES: Microsoft comprará a Activision sem a aprovação do Reino Unido