Huawei registrou "Vision Pro" antes da Apple. Entenda
Empresa de tecnologia dos EUA pode ter problemas com marca na China
Cido Coelho
No começo deste mês, a Apple anunciou seu óculos de realidade virtual e aumentada Vision Pro. No entanto, o nome do dispositivo vai se tornar uma dor de cabeça para a empresa de Cupertino, pois o nome já foi registrado pela empresa de tecnologia chinesa Huawei e isso pode provocar problemas para a empresa norte-americana no futuro.
+ Apple lança Vision Pro, que custa R$ 17 mil
+ Leia as últimas notícias de Tecnologia
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Em sites de autoridades de patentes e propriedade intelectual da China é possível encontrar o nome Vision Pro já registrado pela Huawei desde 16 de maio de 2019, quatro anos antes do lançamento da Apple.
O registro tem validade de 10 anos, a partir de 28 de novembro de 2021, quando a chinesa obteve o registro definitivo com as autoridades. Isso impede a empresa norte-americana de disputar a marca, como ela faz no Brasil com a briga na justiça contra a Gradiente pela marca iPhone.
A Huawei registrou a marca sob o número 38242888, dando direito de uso exclusivo da marca até 31 de dezembro de 2031. O documento relata que o Vision Pro é usado para designar um dispositivo de realidade aumentada, óculos de realidade virtual, dispositivo de rádio e muito mais.
O nome Vision Pro é válido apenas na China, logo, se a Apple usar o nome naquele país, terá que pagar royalties.
+ Na disputa com Apple, Toffoli vota favorável à Gradiente para usar marca Iphone
Além disso, a empresa já vende na China outros dispositivos com o nome Vision, como smart TVs e óculos inteligentes de realidade virtual.
No território chinês, a Huawei já tem a linha de óculos de realidade virtual chamado Vision Glass.
O produto já tem um propósito semelhante ao dispositivo da Apple, mas com recursos mais limitados.
Além disso, há a linha de produtos Vision S, um painel para chamadas de vídeo, com uma câmera na parte superior, integrado a aplicativos e também tinha a função de uma televisão.