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Tecnologia

Gigantes apostam em startups early stage no Bossa Summit

Natura&Co, Ânima Educação e Totvs diversificam investimentos

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Gigantes estão de olho em startups e fazem estratégias para conseguir novas parcerias na Bossa Summit | Cido Coelho/SBT News
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Quando uma nova ideia aparece com a possibilidade de trazer eficácia às operações internas, as corporates buscam mantê-la no radar. Para isso, criam conexões, parcerias e fazem investimentos estratégicos e visualizam se há alinhamento entre os propósitos internos e as ideias e soluções inovadoras ou tecnológicas propostas por startups e empresas de tecnologia.

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Esse movimento acontece por meio de contato, networking diário, que acontece geralmente em feiras de negócios e eventos com alta concentração de empreendedores, executivos, gestores e tomadores de decisão no geral. 

No Bossa Summit, que acontece até 6ª feira (23.mar) em São Paulo, são esperados mais de 100 corporações e 6 mil pessoas, que vão passar pelo Transamerica Expo, com mais de 450 estandes, para conhecer as últimas startups que apostam em ideias que podem fazer negócios promissores.

Para Kepler, as empresas devem ser atuantes no ecossistema mesmo diante dos ajustes do mercado | Cido Coelho/SBT News

Empresas como Natura&Co, Totvs e Ânima Educação anteciparam a forma como vão se aproximar das startups neste ano. Todas as empresas presentes devem focar em tecnologia, talentos e soluções para venda e comercialização de serviços para melhoria de processos. 

"As aquisições devem crescer com foco em tecnologia, talentos (acqui-hiring) e até com soluções para estabelecer novos canais de venda, de comercialização de serviços e operações na nuvem para contribuir na otimização dos processos. Mesmo os ajustes recentes no mercado não diminuem o destaque de investimento em inovação, por isso o Bossa Summit é relevante para os atores desse ecossistema", explica João Kepler, CEO da Bossanova Investimentos e colunista do SBT News.

A gigante dos cosméticos Natura definiu que neste ano querem colaborar mais com todo o ecossistema empreendedor na América Latina focando em sustentabilidade e diversidade, internacionalizando e atuando de forma mais assertiva em outros países, além de direcionar esforços para o norte e nordeste do Brasil, apostando em startups com fundadores mulheres e negros, além de soluções de impacto socioambiental positivo. 

"Temos um desafio importante para endereçarmos que é o de apoiar na construção do nosso ecossistema de bem-estar. Para isso, estaremos atentos às tendências voltadas a serviços e produtos digitais que estejam endereçados no mercado de bem-estar expandido", afirma Danilo Costa Silva, gerente da Natura Startups.

Público presente no Bossa Summit acompanhou as estratégias anunciadas pela Natura, Ânima e Totvs | Cido Coelho/SBT News

Para o grupo de educação Ânima, visa fortalecer o ecossistema fomentando o ecossistema de educação, por meio do seu braço de investimentos Ânima Ventures, que abre uma janela de oportunidade para educadores, colaboradores e parceiros a investir e se tornarem sócios em startups que sejam ou não edtechs -- voltadas para educação.

"Muito mais do que dinheiro, poderemos contribuir no core de cada startup, pois temos mestres e doutores em praticamente todas as áreas do saber, além de terem suporte na gestão e na área comercial, participando do ecossistema Ânima", explica o presidente do Conselho da Ânima Educação, Daniel Castanho.

Já a Totvs espera investir em softwares de diversos setores, criando o fundo de venture capital para startups early stages, com um valor disponível de R$ 300 milhões para investimentos. 

A ideia da empresa de software é buscar nas startups um time engajado, competente com o produto, com a aderência à base de clientes e de empresas escaláveis. A companhia está de olho em novas startups que possam ser parceiros de negócios.

"A gente tem olhado para software, de maneira ampla, e sem nenhuma restrição ou rigidez", explica Karolyna Schenk, diretora-executiva de M&A da Totvs.

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