EUA dão 30 dias para agências do governo excluírem TikTok de dispositivos
Medida visa garantir segurança de dados em meio à suspeita de espionagem
A Casa Branca deu um prazo de 30 dias para que as agências excluam o aplicativo TikTok de todos os dispositivos do governo. A medida, imposta na 2ª feira (27.fev), procede de uma lei aprovada em dezembro do ano passado, que impede funcionários federais de utilizarem a rede social nos aparelhos. O objetivo é garantir a segurança dos dados.
+ Confira as últimas notícias de Tecnologia
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
"Em uma tentativa de manter os dados americanos seguros, todas as agências federais devem eliminar o TikTok de seus telefones e sistemas e proibir que o tráfego da Internet chegue à empresa", disse a diretora do Escritório de Administração e Orçamento, Shalanda Young, às agências em um memorando de orientação citado pela Reuters.
Algumas agências, incluindo os Departamentos de Defesa, Segurança Interna e Estado, bem como a Casa Branca, já proíbem o uso do aplicativo nos dispositivos. Isso porque, segundo o governo, há suspeitas de que o aplicativo esteja sendo usado para espionagem e coleta indevida de dados pelo Partido Comunista Chinês.
"O governo Biden investiu pesadamente na defesa da infraestrutura digital de nossa nação e na restrição do acesso de adversários estrangeiros aos dados dos americanos.Essa orientação faz parte do compromisso contínuo do governo de proteger nossa infraestrutura digital e proteger a segurança e a privacidade do povo americano", justificou Chris DeRusha, diretor federal de segurança da informação.
+ TikTok derruba mais de 10 mil vídeos golpistas em janeiro
Além dos Estados Unidos, a Comissão Europeia e o Canadá também aprovaram a proibição do TikTok nos dispositivos do governo. Ambos alegam que a medida foi tomada por precaução com a segurança e confidencialidade de dados nacionais.