Publicidade
Tecnologia

Microsoft e Google entram na disputa pelo mercado de Inteligência Artificial

Empresas anunciaram novidades que buscam protagonismo nesse segmento

Imagem da noticia Microsoft e Google entram na disputa pelo mercado de Inteligência Artificial
Microsoft anunciou que está incorporando o ChatGPT na ferramenta Bing
• Atualizado em
Publicidade

Depois que o ChatGPT surgiu com tudo - estima-se que tenha angariado já mais de 100 milhões ao redor do mundo ? foi a hora das grandes empresas de tecnologia se mexerem para garantir o protagonismo nesse segmento.

Claramente a Microsoft saiu na frente, uma vez que a empresa já havia feito um aporte financeiro na OpenIA (empresa que criou o ChatGPT) e já anunciou outro investimento, que pode chegar a USD 10 bilhões. Como resultado, a empresa anunciou que está incorporando o ChatGPT na ferramenta Bing, o mecanismo de busca concorrente do Google. Já há uma fila de espera para testar os novos recursos e num movimento agressivo para adquirir novos usuários, está prometendo que quem trocar o mecanismo de busca padrão do computador pelo Bing e instalar o aplicativo da Microsoft terá prioridade nesse uso inicial.

+ Confira as últimas notícias de Tecnologia
+ Assista todas as edições do Tech News
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

Já o Google é um caso emblemático. Quem atua no mercado sabe que a empresa há um certo tempo investe nesse tipo de solução, numa tecnologia chamada LaMDA, e muito avançada, porém pode ter perdido o timing de mercado. Por conta disso, correu para anunciar o lançamento da ferramenta Bard, para concorrer de frente com o ChatGPT, mas não começou bem. Logo na apresentação para o mercado, o recurso ofereceu uma informação imprecisa sobre o telescópio espacial James Webb. Em ato contínuo, as ações da Alphabet (dona do Google) caíram por conta do erro.

Outras ferramentas correm pelas beiradas no uso de IA.

Enquanto as empresas brigam por esse posto do uso da Inteligência Artificial que promove conversas em linguagem natural, outras empresas correm para anunciar soluções diversas nesse sentido. Recentemente a Nvidia, empresa de alta computação conhecida também pelas suas placas de vídeo, lançou uma atualização da sua solução NVIDIA Broadcast, a ferramenta de livestreaming e videoconferências que utiliza inteligência artificial e transforma qualquer ambiente em um estúdio profissional. Dentre as novidades a empresa implementou um novo efeito visual que permite com que o usuário tenha os olhos direcionados para a câmera a todo momento, mesmo que desvie o olhar.

Já a empresa Asus possui algumas placas de computador que usam o aplicativo Armory Crate que permite usar a Inteligência Artificial com o recurso de cancelamento de ruídos. Assim mesmo que você faça reuniões de videoconferência em ambientes com sons ao fundo (cachorros latindo, crianças ou TV ligada, por exemplo) o sistema filtra esse som e entrega somente a voz.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade