Para Google, a cada 10 conteúdos na internet 6 são cópias
Assunto entrou na discussão de evento da empresa de tecnologia em Cingapura
A internet é forrada de conteúdos 'ctrl+C' e 'ctrl+V', ou seja, muitos textos, links e imagens iguais na web. Segundo o especialista da Google, analista de tendências, Gary Illyes, cerca de 60% dos conteúdos reproduzidos na internet são duplicados. O tema foi abordado no Google Search Central Live, em Cingapura. Chamado anteriormente de "Conferências para webmasters", o evento é organizado pela Google para donos de sites, pesquisadores e SEOs de mais de 15 países. Neste evento, diversos especialistas Google e outros palestrantes abordam os temas sobre otimização do mecanismo de busca (SEO), além de realização de atividades.
+ Leia as últimas notícias de Tecnologia
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Na visão da gigante de tecnologia, os conteúdos duplicados se referem a 'blocos de conteúdo dentro ou entre domínios, que correspondem exatamente ou são claramente semelhantes a outro conteúdo'.
A partir desta referência, a Google observa que a produção do conteúdo exclusivo e o mais original possível é importante para otimização do mecanismo de busca (SEO) do buscador Google, e assim 'aparecendo' para o seu público.
O desenvolvedor Kenichi Suzuki, que acompanhou o evento, tuitou a apresentação do especialista da empresa de Mountain View.
About 60% of the Internet is duplicate. @methode
? Kenichi Suzuki?????? (@suzukik) November 24, 2022
#SearchCentralLive pic.twitter.com/jcuu1qrSKQ
A Google orienta alguns pontos que para não ter um conteúdo duplicado, são eles:
- Remoção de duplicatas de protocolo, favorecendo sites 'https';
- Remover o 'www/non-www';
- Remover URLs (endereços do site) com parâmetros inúteis (ex: 'sessionID?'),
- Retirar a variante barra/sem barra
- Remover outras duplas de soma de verificação, ou seja, quando o Google faz a comparação da soma de verificação gerada a partir do conteúdo principal, e, caso estes pares de somas de verificação forem idênticos, eles serão considerados cópias.
Google domina mercado de buscas
O Google processa mais de 8,5 bilhões de pesquisa por dia, sendo que 63% do tráfego de pesquisa orgânica acontece por meio de dispositivos móveis.
Segundo o site Similar Web, a empresa lidera no mercado mundial de buscadores, dominando 91,17% do setor, seguido por Yahoo (2,95%), Bing (2,90%) e Yandex (0,50%).
No Brasil, o buscador da Google é preferido por 96,71% dos usuários, com 4,5 bilhões de visitas por mês, seguido por Yahoo! (0,5%), Bing (0,39%), DuckDuckGo (0,21%) e Ask (0,02%).