Desafios perigosos trazem alerta sobre o uso de redes sociais por jovens
Especialistas são unânimes em dizer que o diálogo entre pais e filhos é importante nessa relação
Armindo Ferreira
Não é de hoje que esse assunto surge. A cada nova rede social, aparecem os relatos de jovens que participaram de desafios e acabam se machucando ou até de brincadeiras que podem ser fatais. No final de agosto, uma criança de 10 anos, morreu após inalar um desodorante, dentro de um armário em Belo Horizonte. A polícia investiga se ele tentava reproduzir um desafio do TikTok.
+ Confira as últimas notícias de Tecnologia
+ Assista todas as edições do Tech News
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Para evitar esse tipo de situação, especialistas afirmam que o melhor é manter um diálogo constante com os jovens e adolescentes, para saber o que andam fazendo nesse tipo de aplicativo. O próprio TikTok, que foi recentemente citado num desses casos, tem um site especial para passar informações valiosas sobre como lidar com esses tipos de desafios.
Segundo a empresa, quatro atitudes são importantes:
- PARE: pause por um momento.
- PENSE: é seguro? É prejudicial? É real? Se não tiver certeza, confira com um adulto ou amigos, ou procure por mais informações de fontes confiáveis online.
- DECIDA: se for arriscado ou prejudicial, ou se não tiver certeza de que é, não faça. Não vale a pena colocar a si mesmo ou outros em risco.
- AJA: denuncie comportamentos ou farsas prejudiciais no aplicativo. Não compartilhe.
No mesmo site é possível ver informações sobre como fazer uma denúncia de conteúdos sensíveis ou perigosos.
Apesar de a rede ter vários públicos, é fundamental focar nos cuidados com as crianças (que ainda não tem muito discernimento sobre os perigos) e os adolescentes, que normalmente são mais propensos para aceitar desafios nesse momento da vida. A maioria das redes também permite que conteúdos perigosos sejam denunciados e enviados para avaliação.
E não é bem o assunto de hoje, mas para aproveitar o gancho, sempre orientem os mais jovens a tomar cuidado com quem eles conversam nas redes sociais. Adultos podem fingir a idade, para se aproximar dos pequenos e cometer crimes.
Assista à edição do Tech News de hoje (8.set):