Anatel pode tornar obrigatório carregador USB-C por padrão nos celulares
Medida que é discutida na Europa e EUA inclui celulares iPhone, Apple, que usa padrão diferente

Cido Coelho
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) abriu uma consulta pública para propor como padrão carregadores de energia USB-C para todos os celulares vendidos no Brasil. Com isso, pode afetar diretamente celulares iPhone da Apple.
+ Confira as últimas notícias de Tecnologia
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Assim como na Europa, que vem discutindo a adoção do USB-C como padrão universão para smartphones e outros dispositivos eletrônicos até 2024, há também nos Estados Unidos a mesma discussão para unificar o padrão de carregador.
"Atenta aos referidos movimentos do mercado internacional, a área técnica da Anatel avaliou o tema e apresentou uma proposta com abordagem similar para aplicação no mercado brasileiro", diz o site da Anatel
Apple será a maior impactada com a mudança

A fabricante do iPhone, Apple, será a grande impactada com a medida. Pois, os celulares da linha iPhone usam o carregador do tipo Lighting desenvolvido pela própria empresa.
A companhia criticou a proposta de lei durante sua discussão na União Europeia, afirmando que leis neste âmbito 'ingessam a inovação ao invés de encorajá-la'.
Apesar das reclamações, já existem rumores que a Apple estuda a mudança do padrão de carregamento para USB-C no próximo modelo da companhia, o o iPhone 15.
Anatel trabalha na padronização há anos

A consulta preparada pela Anatel traz questões como redução do lixo eletrônico, além de oferecer mais comodidade aos consumidores brasileiros.
A agência brasileira vem estudado a questão da padronização dos carregadores há alguns anos. Em 2019, a Anatel conseguiu a aprovação da recomendação L.1000 que permite a definição do USB-C como protocolo para terminais móveis de carregamento.
Existe uma página que permite a participação popular da consulta pública, que pode ser acessada clicando aqui.
A consulta pública vai até o dia 26 de agosto.