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Tecnologia

Xiaomi tem aumento de receita com venda de smartphones

Mesmo com crise dos chips, empresa chinesa espera aumentar investimentos e apostar em veículos elétricos

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celular da fabricante chinesa xiaomi
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Na 3ªfeira (22.mar), a fabricante chinesa de smartphones Xiaomi, divulgou um aumento em seu faturamento no quarto trimestre de 2021. Com taxa de 21,4%, o resultado foi considerado acima do esperado, diante de problemas como a escassez global de chips e os efeitos da pandemia.

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"A oferta está em uma posição muito severa ou apertada, e há um impacto geopolítico. No entanto, o desempenho da Xiaomi mostrou que somos uma empresa resiliente", explica o presidente da Xiaomi, Wang Xiang durante uma conferência.

Segundo a empresa, a receita cresceu para US$ 13,45 bilhões (R$ 66 bilhões)  no trimestre que encerrou em 31 de dezembro, se comparado com os US$ 57 bilhões do mesmo período de 2020, com expectativas de US$ 61 bilhões (R$ 299,5 bilhões), segundo dados da Refinitiv.

A Xiaomi teve aumento de venda de smartphones em 4,4%, para 44,1 milhões de unidades. Além disso, o lucro líquido também cresceu 39,6% chegando a US$ 3 bilhões (R$ 14,7 bilhões).

Xiaomi garante fornecimento de chips

Wang disse durante a conferência que busca garantir o fornecimento constante de chips. Apesar de ser um desafio no primeiro trimestre de 2022, o executivo acredita que em junho a situação pode melhorar.

A receita da empresa chinesa é obtida por meio da venda de aparelhos celulares e o executivo ressaltou que o faturamento de smartphones aumentou para 18,4%, US$ 7,94 bilhões (R$ 38,9 bilhões) no trimestre.

Investimento em carros elétricos

A empresa se prepara para investir US$ 10 bilhões (R$ 49 bilhões) nos próximos 10 anos na fabricação de carros elétricos. A Xiaomi espera lançar seu primeiro veículo ao mercado até 2024.

Além disso, a corporação também ampliou os investimentos em chips, lançando seu primeiro dispositivo com um processador de sinal de imagem autodesenvolvido. Wang disse que os investimentos da Xiaomi devem seguir para áreas 'diretamente relacionadas à experiencia do usuário', como carregamento rápido.
 

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