Publicidade
SBT News

Setor do mel espera aumentar produção em 20% no próximo ano

Evento em Brasília reúne especialistas para discutir nova lei que melhora qualidade do mel brasileiro

Imagem da noticia Setor do mel espera aumentar produção em 20% no próximo ano
Setor apícola espera aumentar produção em 2024
• Atualizado em
Publicidade

A apicultura brasileira neste ano ganhou novas diretrizes com a lei 14.639, sancionada em junho e que institui a Política Nacional de Incentivo à Produção Melífera e ao Desenvolvimento de Produtos e Serviços Apícolas e Meliponícolas de Qualidade. As regras podem ajudar esse mercado no Brasil, que é formado principalmente por pequenos produtores.

"Esperamos que com a lei, a gente consiga um aporte de recursos. Queremos passar do atual patamar de 50 mil, para 60 mil toneladas por ano e quem sabe chegar a 200 mil toneladas. Até porque as pessoas estão descobrindo a apicultura. Em 2024 queremos aumentar em 20% a nossa produção", diz o presidente da Confederação da Apicultura e Meliponicultura, Sérgio Farias.

Com a legislação, os produtores devem se atentar sustentabilidade ambiental, social e econômica da atividade; a geração e difusão de tecnologias de produção, manejo, colheita e armazenamento; o aproveitamento da diversidade ambiental, cultural e climática; o processamento do produto in natura e agregação de valor, além da rastreabilidade dos produtos. 

Nesse contexto, há uma perspectiva de aumentar a média de consumo do Brasil. Enquanto a média mundial está em 240 gramas per capita por ano, no Brasil o consumo interno é um dos menores do mundo: 60 gramas. 

DEBATES

Para tratar dos desafios da cadeia produtiva, o Distrito Federal sedia o Conbrapi 2023, evento da Confederação Brasileira de Apicultura (CBA), em parceria com Associação Apícola do DF, que vai até domingo (26.nov), no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade. "Há uma procura por esse mercado, aqui no evento, essa movimentação mostra justamente essa demanda", conclui Farias.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade