Apartamentos e carros de luxo: PF bloqueia R$ 126 milhões em bens e contas de traficantes
Organização criminosa transportava cocaína para a Europa por meio de cascos de navios
Felipe Moraes
A Polícia Federal (PF) bloqueou, na manhã desta 5ª feira (16.nov), cerca de R$ 126 milhões em contas bancárias e bens móveis e imóveis de suspeitos acusados de liderar esquema de lavagem de dinheiro obtido do tráfico internacional de drogas. Dois apartamentos em frente à praia da Barra da Tijuca (RJ), uma casa em Angra dos Reis (RJ), automóveis de luxo e motos aquáticas adquiridos pelos investigados foram sequestrados na segunda fase da Operação Tamoios.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Na ação de hoje, um efetivo de 50 agentes federais cumpriu oito mandados de busca e apreensão e sete com medidas cautelares diversas da prisão em endereços na capital fluminense e em Nilópolis (RJ) -- todos expedidos pela 3ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro.
Segundo a apuração policial, conduzida pela Delegacia de Repressão a Drogas (DRE/PF/RJ), a PF identificou, por meio de quebras de sigilo bancário e fiscal, a compra de bens em nome de terceiros para ocultar ou dissimular as aquisições, "já que os investigados não tinham capacidade financeira e documentação fiscal que esclareçam a origem dos valores empregados na compra dos bens".
A primeira fase da Tamoios, em agosto de 2021, investigou traficantes que transportavam cocaína do Rio de Janeiro para Vitória (ES).
Do estado capixaba, os entorpecentes eram escondidos, com auxílio de pequenas embarcações pesqueiras e apoio de mergulhadores profissionais, em cascos de navios que tinham a Europa como destino final.
Leia também: