Presidente do PL tenta convencer Bolsonaro de voltar a interagir com militantes
Bolsonaro se encontrou com Valdemar Costa Neto nesta 3ª feira, no Palácio da Alvorada

SBT News
O presidente Jair Bolsonaro (PL) recebeu Valdemar Costa Neto, presidente nacional do PL, no Palácio da Alvorada, nesta 3ª feira (29.nov), que tentou o convencer da importância dele voltar a interagir com a militância.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Valdemar teme que o silêncio de Bolsonaro afaste os apoiadores e que isso atrapalhe os planos do partido, que quer liderar os representantes da direita conservadora. Ele também insistiu para que presidente participe, na noite desta 3ª, de um jantar com filiados e a bancada do PL no Congresso, para alinhar o posicionamento do partido sobre a PEC de Transição.
Também nesta 3ª, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) bloqueou quase R$ 13 milhões em uma conta bancária do PL. O valor vai pagar pouco mais da metade da multa de R$ 22 milhões aplicada pelo presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes, por litigância de má-fé, que é o ato de acionar a Justiça de forma desleal. A sigla de Bolsonaro apresentou, sem provas, um relatório pedindo que os votos de urnas com modelos anteriores a 2020 não fossem considerados.
O partido disse que vai adotar todas as providências para preservar a liberdade, o direito à livre atividade parlamentar e o direito constitucional de contestar decisões judiciais.
Em frente ao Palácio do Planalto, apoiadores de Bolsonaro fizeram uma manifestação tímida, exibindo uma faixa com pedido de providências, sem detalhar quais. Em Brasília, militantes seguem há quase um mês acampados na porta do quartel-general, com palavras de ordem contra ministros do STF. Eles pedem a intervenção militar - o que é inconstitucional.
O senador Renan Calheiros (MDB) apresentou um pacote de leis em defesa da democracia, entre as propostas está a punição com até quatro anos de prisão para quem obstruir vias públicas com o objetivo de contestar o resultado eleitoral declarado pelo TSE. O projeto de lei também estabelece as mesmas penas para o funcionário público que, chamado para desobstruir as vias públicas, deixar de agir ou retardar sua ação.
"As penas estão previstas todas nos projetos, e a PEC dá competência exclusiva ao Supremo Tribunal Federal (STF) de julgar esses crimes de intolerância contra o estado democrático", afirmou Renan.
Ainda nesta 3ª, Jair Bolsonaro recebeu crianças de um projeto social para uma cantata de natal no Palácio da Alvorada. Cerca de 60 crianças atendidas por uma ONG no Distrito Federal passaram mais de quatro horas com o presidente. A confraternização de fim de ano foi organizada pela primeira-dama Michelle Bolsonaro.
Leia também: