Cidade paranaense com 75% de descendentes oferece abrigo a ucranianos
Prudentópolis, a 250 km de Curitiba, é cidade-irmã de Ternópil, na Ucrânia; clima é de apreensão no município

SBT Brasil
Com o início da guerra na Ucrânia, a apreensão se espalhou por quase toda Prudentópolis, cidade parananese, a cerca de 250 km de Curitiba. Dos 52 mil habitantes, 39 mil são descendentes de imigrantes ucranianos. A prefeitura ofereceu abrigo aos moradores de Ternópil, na Ucrânia, cidade-irmã do município paranaense.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
O acordo de parceria internacional entre as duas cidades foi assinado em 2019. O prefeito Osnei Stadler lembra que há uma relação antiga entre os locais.
Lessia e Volodemer Kazmirchuk são amigos da comerciante Dionísia Machula. Se conheceram quando o casal de ucranianos viveu em Prudentópolis. Atualmente, eles moram em lviv, no oeste da Ucrânia, mas fugiram para a Polônia após o início dos ataques.
"Foi complicado, pegaram o que tinha na mão, deixaram a casa do jeito que estava. Eles pedem o apoio do Brasil, um país grande, importante", diz dona Dionísia.
Nas ruas da cidade paranaense, a incerteza e o medo daqueles que buscam por notícias. A aposentada Amélia Tracz lamenta a situação no país europeu e reza pelo povo ucraniano. Em um altar, ela colocou um terço, velas e uma bandeira da ucrânia.
O professor André Schparyk tem tios e primos por lá. E, como muitos, torce para o fim da guerra e diz esperar os familiares de braços abertos, assim como foi recebido quando chegou na Ucrânia.