Publicidade
Saúde

O que é a ginecomastia, que fez ex-BBB Caio Afiune passar por cirurgia

Condição se caracteriza pelo aumento anormal das glândulas mamárias em homens por desequilíbrio hormonal; entenda

Imagem da noticia O que é a ginecomastia, que fez ex-BBB Caio Afiune passar por cirurgia
Caio Afiune passa por cirurgia para corrigir ginecomastia | Reprodução/Instagram
Publicidade

O ex-BBB Caio Afiune veio até suas suas redes sociais para demonstrar a satisfação com os resultados da cirurgia que realizou no primeiro semestre deste ano para tratar a ginecomastia.

+ O que é a doença da descompressão, que causou a morte de mergulhador na Bahia

A condição se caracteriza pelo aumento anormal das glândulas mamárias em homens (veja mais detalhes abaixo).

“Isso me incomodava muito. Se você tem a oportunidade de fazer um procedimento, faça”, afirmou o ex-BBB, que tem 35 anos e destacou a importância de priorizar o bem-estar pessoal.

“Não importa a opinião dos outros, o que conta é a sua. É um cuidado com a sua saúde mental também, porque afeta a autoestima. Estou muito feliz e realizado.”

O que é a ginecomastia?

A ginecomastia se caracteriza pelo inchaço do tecido mamário masculino, como também sensibilidade na região, causados por um desequilíbrio hormonal, segundo o Hospital Albert Einstein. Ou seja, a redução do hormônio masculino (testosterona) ou o aumento do hormônio feminino (estrogênio)

Ela é mais comum na puberdade, afetando cerca de 60% dos adolescentes, mas também pode ocorrer no envelhecimento e no nascimento, momentos em que o corpo passa por transformações hormonais.

A condição pode ser ocasionada por doenças como hipertireoidismo, além de uso de anabolizantes e medicamentos específicos.

Quando ocorre fora dos períodos esperados ou quando ocorre secreção nos mamilos, sinais inflamatórios (vermelhidão, calor), aumento muito rápido ou dor intensa nas mamas, a condição deve ser analisada por um especialista.

O tratamento pode envolver além de cirurgia, o uso de medicamentos que bloqueiam a ação do estrogênio, além da suspensão do uso de anabolizantes e medicamentos que estejam agravando condição.

Publicidade

Assuntos relacionados

Saúde
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade
Publicidade