Publicidade
Saúde

Nova técnica congela tumores e evita cirurgia em casos de câncer de mama inicial

Tratamento com crioablação é testado no Brasil e apresenta 100% de eficácia em tumores com até 2 centímetros

,
• Atualizado em
Publicidade

Isabel e Eliana têm histórias parecidas, mas algo -ainda - as diferencia: a alegria da cura. Isabel descobriu um câncer de mama há três anos. Mas a aflição deu lugar à esperança ao ser convidada a participar de um estudo clínico sobre a eficácia da crioblação de tumores de mama.

A técnica funciona assim: uma sonda é posicionada no local da lesão e sua ponteira libera um gás a menos 160 °C. O tumor é congelado e as células cancerígenas necrosam, ou seja, morrem, evitando uma cirurgia na mama. Depois do procedimento, a paciente realiza cinco sessões de radioterapia.

+OMS alerta para risco de nova grande epidemia de Chikungunya no mundo; entenda

Apesar de já ser utilizada há décadas em outros tipos de tumores, a crioablação para câncer de mama foi desenvolvida recentemente em Israel e começou a ser testada em outros países. No Brasil, a primeira fase do estudo, com 60 pacientes, já apresentou resultados animadores.

"A gente viu que realmente até dois centímetros, a eficácia para destruir o tumor invasivo era 100% O tumor invasivo tinha sido totalmente destruído", conta um dos coordenadores do programa, o mastologista do Hospital do Coração, Afonso Nazário.

Isabel, que sempre priorizou os exames preventivos, descobriu o câncer no estágio inicial. Ela foi a primeira paciente do estudo no Brasil. "Na hora que você termina o procedimento, já faz os exames e já sabe que não tem mais nada. Faz três anos. Está tudo perfeito, nada de maligno, tudo perfeitinho. Curada, graças a Deus", comemora.

Segundo o doutor Nazário, o método tem diversas outras vantagens. "Não demanda internação nem anestesia geral. É feito na sala de ultrassom com anestesia local. No dia seguinte, a paciente pode retomar suas atividades habituais. Ela já sai da sala, após 20 minutos de procedimento, com a sensação de que o tumor foi eliminado, não está mais no corpo dela", explica.

+ Para que serve cada fase do sono? Como nos ajuda a lembrar das coisas? Veja o que diz estudo

Saiba como participar

A próxima fase do estudo será a maior investigação já realizada no mundo sobre o tema, com 750 pacientes. Podem se candidatar mulheres com tumor único de mama, com até dois centímetros. Todas receberão acompanhamento médico pelos cinco anos seguintes.

Para se inscrever e participar do estudo clínico basta acessar o site do hospital HCor e acessar o link do estudo.

Metade das voluntárias será submetida à crioablação; a outra metade passará por cirurgia para remoção do tumor. Os médicos irão comparar os resultados.

Publicidade

Assuntos relacionados

Câncer
Tratamento
estudo
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade