Expresso Vida: viagem de trem celebra luta de crianças que venceram o câncer
Trem partiu da Estação da Luz, em São Paulo, com mais de 40 crianças em processo de remissão a bordo
Priscila Doroche
Um trem partiu da Estação da Luz, na cidade de São Paulo, na manhã desta sexta-feira (24), com um destino especial: celebrar a vida e a força de dezenas de crianças que enfrentaram e venceram o câncer. Esse é o "Expresso Vida".
O passeio
Mais de 40 crianças em processo de remissão do câncer embarcaram no trem, acompanhadas por seus pais, médicos e radioterapeutas. A viagem teve como destino a cidade de Paranapiacaba, no interior paulista, e durou cerca de duas horas, com muita animação, música, dança e belas paisagens vistas pelas janelas.
Até um chef foi convidado para preparar um cardápio especial a bordo, incluindo nhoque de batata com dois tipos de molho.
Profissionais envolvidos com a luta
Fernando, radioterapeuta, expressou a importância do tratamento e o vínculo criado com os pacientes: “Nossa maior satisfação é fazer o que fazemos por eles".
Herbeni Cardoso Gomes, chefe da Radioterapia do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo (USP), ressaltou a gratificação de unir pacientes e equipe multidisciplinar em um espaço de prazer e diversão. “É muito emocionante e gratificante ver estas parcerias", afirmou.
- Veja também: Crianças e adolescentes representam grupo com maior percentual de não vacinados contra a covid-19, diz IBGE
Importância do diagnóstico precoce
Gomes destacou a importância do diagnóstico precoce do câncer infantil, enfatizando que a doença muitas vezes não apresenta sintomas. “Qualquer dorzinha ou tontura deve ser levada ao médico". alertou. Ela reforçou que visitas regulares ao pediatra aumentam as chances de cura.
Celebração e história
O Expresso Vida também comemora os 30 anos do InRad (Instituto de Radiologia) e os 80 anos do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, instituições essenciais no tratamento e combate ao câncer -- não somente o infantil.