DF amplia campanha de vacinação contra a gripe para todos os públicos
A partir desta quinta-feira (2), podem receber a vacina pessoas acima de 6 meses; há mais de 100 salas preparadas para receber as pessoas até o fim dos estoques
A campanha de vacinação contra a gripe (influenza) foi ampliada para todos os públicos no Distrito Federal, nesta quinta-feira (2), e, agora, bebês acima dos 6 meses, crianças, adolescentes, adultos e idosos podem se vacinar contra a doença.
+ Jovem fica em estado vegetativo após cirurgia no maxilar
De acordo com a Secretaria de Saúde (SES-DF), há mais de 100 salas de vacina preparadas para receber as pessoas até o fim dos estoques. A lista completa de endereços e horários de atendimento pode ser consultada no site da pasta. As pessoas devem levar caderneta de vacinação, se tiverem, e documento de identificação aos locais para poder se vacinar.
O Ministério da Saúde passou a recomendar na quarta-feira (1º) a ampliação da campanha de vacinação contra gripe nos estados e DF para atender pessoas acimas de seis anos.
No DF, do início da campanha, em 19 de março, até 18 de abril, 182.243 doses foram aplicadas na rede da SES-DF. Mais de 200 mil doses do imunizante ainda estão disponíveis.
+ Congo vive surto de variante da Mpox; doença pode chegar ao Brasil? Entenda
"A vacinação contra a gripe é fundamental para proteger a nossa população, sobretudo antes do início do inverno. Essa defesa será fundamental para evitarmos casos de doenças imunopreveníveis", ressalta a secretária de Saúde do Distrito Federal, Lucilene Florêncio.
Mesmo as pessoas que já se vacinaram contra a influenza nos anos anteriores devem comparecer para tomar o imunizante, pois a cada ano ele é atualizado e passa a proteger contra variantes novas do vírus. Entretanto, o indivíduo que estiver gripado no momento precisa esperar o fim dos sintomas para poder receber a vacina. As pessoas que tiveram diagnóstico de covid-19, por sua vez, devem aguardar 30 dias.
A imunização contra a gripe é contraindicada em somente dois casos: os bebês com menos de 6 meses completos e pessoas com histórico de alergia grave (anafilaxia) a algum componente da vacina, como o ovo, ou a alguma dose anterior. No segudo caso, a recomendação é buscar orientação das equipes de saúde.