Brasil tem "Dia D" de vacinação contra a poliomielite neste sábado
Ministério da Saúde quer imunizar pelo menos cerca de 13 milhões de crianças contra a doença em 2024
Acontece em todo o Brasil, neste sábado (8), o "Dia D" de vacinação contra a poliomielite (paralisia infantil). Cidades de todo o país farão mutirões para diminuir o número de crianças não vacinadas contra a doença e, dessa forma, reforçar medidas para a erradicação dela.
+ Brasil atinge 3,5 mil mortes por dengue em 2024
A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite deste ano foi lançada pelo Ministério da Saúde em 27 de maio. Segundo a pasta, a meta de 2024 é imunizar pelo menos 95% do público-alvo, ou seja, cerca de 13 milhões de crianças menores de 5 anos.
"Graças à vacinação, a poliomelite não faz mais parte do nosso cenário epidemiológico, tendo o último caso confirmado em 1989. Embora tenhamos eliminado a doença em nosso país, ela ainda existe no mundo e por isso é muito importante que os pais levem seus filhos para tomar a vacina e garantir a saúde das crianças", disse a secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente do ministério, Ethel Maciel.
Ela será uma das representantes da pasta no "Dia D" em Vitória, no Espírito Santo. Já o diretor do Programa da secretaria, Rivaldo Cunha, vai estar no Rio de Janeiro, e o diretor do Departamento do Programa Nacional de Imunizações (DPNI), Eder Gatti, em Belo Horizonte.
O ministério ressalta que, em 2022, 77% das crianças com menos de um ano tomaram dose da vacina inatividade poliomielite (VIP). Em 2023, o percentual subiu para 84,63%.
No domingo (9), é celebrado o Dia da Imunização. De acordo com o Ministério da Saúde, "a data faz referência à importância da vacinação em todas as etapas da vida, além de reforçar o benefício para a saúde coletiva".