Artrite reumatoide com dor, mas sem apresentar inflamação? Saiba motivo
Doença atinge mais de dois milhões de brasileiros, segundo Sociedade Brasileira de Reumatologia
Por que alguns pacientes com artrite reumatoide apresentam dor, ainda que não estejam com inflamação? Atrás dessa resposta os pesquisadores da Universidade Rockfeller, nos Estados Unidos, foram entender a razão de algumas pessoas estarem com as articulações doloridas e visivelmente inchadas e que não obtêm alívio depois de tomarem anti-inflamatórios.
+ Remédio contra artrite é eficaz na redução de mortes por Covid-19, diz estudo
Dana Orange, uma das autores do estudo, observa que com esses pacientes, se você pressionar a articulação, ela fica mole e espessa ao toque. Ela ressalta ainda que elas apresentam crescimento excessivo de tecido, ainda que não apresentem inflamação. Então, por que eles sentem dor?
O estudo sugere uma explicação genética: essas pessoas possuem um conjunto de 815 genes que ativam o crescimento anormal de neurônios sensoriais nos tecidos que amortecem as articulações afetadas.
“Esses 815 genes estão religando os nervos sensoriais, o que explica por que os medicamentos anti-inflamatórios não funcionam para aliviar a dor desses pacientes”, diz Orange.
Com as descobertas, novos tratamentos podem surgir para tratar a condição, que afeta dois milhões de pessoas no Brasil, segundo a Sociedade Brasileira de Reumatologia.
“Queremos aprofundar esses detalhes para que possamos encontrar outros tratamentos para pacientes que não apresentam muita inflamação", ressalta
O que é artrite reumatoide?
É uma doença crônica que afeta as articulações. Seus sintomas incluem rigidez muscular, sensibilidade, inchaço, limitação de movimento e dor – surgem lentamente nas mãos, pulsos, pés e outras articulações. Ocorre simetricamente (não apenas em uma mão, mas em ambas, por exemplo) e esporadicamente, com crises irregulares. Fadiga extrema e depressão também são comuns.
*Com informações do Futurity