Ministério da Saúde confirma cinco novos casos de varíola do macaco
Os infectados são de São Paulo (4) e Minas Gerais (1)
O Ministério da Saúde informou que há cinco novos casos de varíola do macaco no país. Quatro foram registrados em São Paulo e um em Minas Gerais. Desses, três foram importados e dois contraídos no país. A pasta ainda afirmou que os infectados são todos homens entre 26 e 34 anos.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
No total, 36 casos da doença já foram identificados, segundo balanço do governo. Ainda nesta 4ªfeira (29) a cidade do Rio de Janeiro confirmou seu quarto caso. Apesar de já confirmar a transmissão local, o secretário municipal de Saúde, Rodrigo Prado, reforçou que ainda não há surto da doença ou necessidade de pânico. "É uma doença em que a transmissão não é como a gripe ou a covid-19. É preciso mais contato. A gente está monitorando, mas não é preciso ter pânico neste momento", disse.
Segundo a Saúde, "passa a ser considerado um caso suspeito qualquer pessoa, de qualquer idade, que apresente pústulas (bolhas) na pele de forma aguda e inexplicável e esteja em um país onde a varíola dos macacos não é endêmica". Se for acompanhado por dor de cabeça, início de febre acima de 38,5°C, linfonodos inchados, dores musculares e no corpo, dor nas costas e fraqueza profunda, é necessário fazer exame para confirmar ou descartar a doença.